20/07/2007

Timor: um governo que inclua todos

2007/07/20 - 11:55
Fretilin e Presidente esperam criar um governo estável e de inclusão


A Fretilin, que venceu as legislativas em Timor-Leste sem maioria absoluta, declarou esta sexta-feira a sua «satisfação pelo progresso das negociações» para a formação de um novo governo de união e reiterou que o partido vai designar o próximo primeiro-ministro, noticia a agência Lusa.
«O objectivo da Fretilin e do Presidente da República nestas negociações é encontrar uma solução definitiva que trará estabilidade ao país», afirmou o secretário-geral do partido, Mari Alkatiri.
«É por isso que convidámos todos os partidos para formar um governo de grande inclusão», acrescenta Mari Alkatiri, citado pelo comunicado do partido.
O ex-primeiro-ministro integra, com Francisco Guterres «Lu Olo», presidente do partido, a equipa da Fretilin nas negociações para encontrar governo e programa na sequência das eleições de 30 de Junho.


Reuniões pelo futuro de Timor

O Presidente da República e os dirigentes de todos os partidos políticos com assento no novo parlamento voltaram a reunir-se para discutir o futuro de Timor, numa comunidade religiosa nos arredores de Dare. As reuniões pretendem continuar segunda-feira.

O comunicado da Fretilin refere que «o maior partido timorense» está neste momento envolvido em «negociações bilaterais» com o Partido Democrático (PD), a Associação Social Democrática de Timor-Leste (ASDT), a UNDERTIM e a Aliança KOTA-PPT.

«Estamos também a negociar com o CNRT (Congresso Nacional de Reconstrução de Timor-Leste) através do Presidente da República».

O PD, o CNRT e a coligação da ASDT com o Partido Social Democrata (PSD) formaram uma Aliança para Maioria Parlamentar que propõe um governo alternativo à Fretilin.

«Estas negociações centraram-se em políticas e programas para o desenvolvimento nacional», acrescenta o comunicado da Fretilin.

In: http://www.portugaldiario.iol.pt/

Sem comentários: