11/07/2007

Aliança de oposição no Timor se diz aberta a 'entendimento'

Díli, 10 Jul (Lusa)

- O Congresso Nacional de Reconstrução do Timor Leste (CNRT), do ex-presidente timorense Xanana Gusmão, diz estar disponível para um entendimento com a Frente Revolucionária do Timor Leste Independente (Fretilin), partido do ex-primeiro-ministro Mari Alkatiri.

"Como Aliança, estamos disponíveis a considerar iniciativas de entendimento, desde que promovidas por Sua Excelência o presidente da República, para garantir a unidade e estabilidade nacionais", escreveu o presidente do CNRT, Xanana Gusmão, em carta enviada a Francisco Guterres "Lu Olo", líder da Fretilin.

"Esta carta é uma abertura, ainda não é um compromisso", explicou à Lusa um dirigente do CNRT.A carta, com data de 9 de julho, endereçada a "Lu Olo" como presidente da Fretilin, com cópia ao presidente timorense, José Ramos Horta, é a resposta ao convite para um governo de "grande inclusão" feito a 6 de julho pelo partido vencedor das eleições aos outros partidos com assento parlamentar.

A Fretilin venceu as legislativas de 30 de junho com 29,02% dos votos.

"Concordamos que de fato 'o Povo do Timor Leste decidiu atribuir a maioria simples à Fretilin' e, por isso, a distribuição de votos veio permitir a 'Aliança com maioria parlamentar' recentemente constituída pelos quatro principais partidos, incluindo o partido CNRT", diz a carta de Xanana Gusmão.

O ex-chefe de Estado acrescenta que os quatro maiores partidos da oposição têm "a maioria absoluta de assentos no Parlamento Nacional, com um total de mais de 200 mil votos".

A aliança de oposição inclui o CNRT, a coligação Associação Social Democrática Timorense/Partido Social Democrata (ASDT/PSD) e o Partido Democrático (PD), além do apoio não formalizado do Partido de Unidade Nacional (PUN)."Sem dúvida, o povo exige uma rápida e justa solução para a crise que foi criada pelos anteriores governos", nota a missiva do CNRT.

O presidente do CNRT diz ainda que os anseios do povo timorense "pela paz, estabilidade, justiça e desenvolvimento” refletiram-se no resultado das últimas eleições.

"Por isso, não podemos nem devemos frustrar as expectativas do eleitorado", conclui Xanana Gusmão na sua carta ao presidente da Fretilin.

Os presidentes dos quatro partidos aliados se reúnem no fim da tarde em Díli (início da manhã em Brasília) para concluir "e talvez assinar" um memorando de entendimento, afirmou à Agência Lusa fonte do CNRT.

"A resposta ao convite da Fretilin está sendo dada por cada um dos partidos, mas a aliança pretende criar um conselho de Presidência para agir como uma única voz", disse o mesmo dirigente, que não quis ser identificado "por razões de segurança".

Sem comentários: