14/07/2007

Que Dor, Meu Querido Timor!

Em Timor, um país animista por natureza e aculturado pela Igreja Católica, onde antes se encontrava comida na beira da estrada, hoje há crianças sub-nutridas, a morrer de fome por várias razões das quais destaco:
1- Os indonésios contaminaram várias culturas com doenças nunca antes existentes no território e ninguém ensina os timorenses a tratar essas culturas de modo a tornarem-se viáveis.
2- As alterações climáticas provocadas pelos malefícios da humanidade sobre a natureza têm provocado chuvas fora de época e secas, que destroem culturas inteiras.
3- As pessoas não têm conhecimentos sobre controlo da natalidade e mesmo vivendo na miséria chegam a ter 5, 6 e mais filhos,não tendo como os alimentar, uma vez que os pais também não têm como se alimentar a si próprios. Chegando ao ponto de serem outras mulheres a levar as crianças aos médicos que dão apoio em algumas ONGs por terem vergonha de não poderem alimentar os próprios filhos.
4- Devido à grande devoção pela igreja católica, quase ninguém usa preservativos porque ou nem sequer têm conhecimento de que existem, ou pensam que são coisas do inferno ou simplesmente porque se não há dinheiro sequer pra comprar arroz, muito menos há para essas coisas que não são de Deus.
...
Eu acredito em Deus à minha maneira, mas nunca fui de me aliar a Igrejas, embora respeite as crenças de cada um, e sei de padres católicos ou de outros cultos, que embora seguindo certas ideias religiosas com as quais não concordo, voluntáriamente têm feito um grande trabalho de apoio à população tentando minimizar o sofrimento.
No entanto a Igreja Católica é quanto a mim uma Vergonha para Deus (Deus me perdoe se estou a errar, mas é o que penso), pois sendo o estado mais rico do mundo, tendo enriquecido à custa do povo que segue as suas crenças e que tantas doações tem feito aos seus cofres, para além dos negócios obscuros do próprio Vaticano, nada mais faz do que apregoar com umas palavrinhas mansas ditas pelo papa ou por uns bispos bem gorduchos..., a viver do bom e do melhor, do género " rezemos pela paz no mundo" ou " temos que ajudar os necessitados"...
Ora isso todos nós sabemos, mas não somos nós que temos as posses para o fazer.
O meu marido costuma dizer-me " é por isso que nunca te há-de sair o euromilhões, ficavas sem nada em meia dúzia de dias porque distribuias o dinheiro todo". Acho que ele tem razão, quem me dera ter meia dúzia dos milhões que alguns têm, para poder ajudar as pessoas a organizar as suas vidas, dar-lhes formação a vários níveis profissionais... de modo a saberem cuidar da sua subsistência, sem os tentar dominar, mantendo as suas belas culturas. Mas acho que para mim isto será sempre e apenas um sonho que nunca poderei concretizar.
Infelizmente, sinto que o meu enriquecimento espiritual está condicionado, pois assim nunca poderei ver a felicidade, o brilho nos olhos que as pessoas certamente teriam ao tornarem-se autónomas... posso sempre dar amor, o que também é uma ajuda, mas isso não enche barrigas e entretanto, a fome, a miséria e a doença continuam a avançar. Em Timor e pelo Mundo...


Laumalai

1 comentário:

Unknown disse...

Nao sera o sitio apropriado mas estas criancas portuguesas necessitam de ser encontradas
http://www.myspace.com/portugueselostchildren