12/06/2007

Ninguém nos fecha a escola - Monção: Pais de Merufe e Riba de Mouro ameaçam com protesto violento

Está ao rubro a guerra contra o encerramento das escolas primárias de Merufe e Riba de Mouro, no concelho de Monção. Os pais das crianças e os autarcas das referidas freguesias não aceitam as determinações da Direcção Regional de Educação do Norte, que a Câmara de Monção contemplou na Carta Educativa, de encerrar as escolas destas duas freguesias e colocar os alunos no centro escolar de Tangil, para onde já vão os estudantes do Primeiro Ciclo das freguesias de Podame, Segude e Seivães.
O problema é que, ao contrário do que acontece nas restantes freguesias do concelho, em Riba de Mouro e em Merufe, as escolas têm mais de 25 alunos cada uma, com cerca de 30 na Pré-Primária, o que leva a crer que se mantenham com mais de 20 alunos por vários anos.
Para amanhã está marcada uma reunião, em Riba de Mouro, dos autarcas das duas freguesias com a coordenadora da Área Educativa de Viana do castelo, no sentido de avaliar a possibilidade de manter as escolas abertas.
Entretanto, ontem à noite, o Executivo Municipal reuniu também em Riba de Mouro, para tentar um entendimento sobre o assunto, que evite medidas radicais. O presidente da Câmara, José Emílio Moreira, diz que “o diálogo é que tem de resolver os problemas”.
Os pais dizem que se não mantiverem as escolas, avançam com uma manifestação, dia 21, no Porto.

Secundino Cunha

In: http://www.correiomanha.pt/

Sem comentários: