14/06/2007

DREN: instrutor do processo propõe suspensão de Fernando Charrua

O instrutor do processo disciplinar movido a Fernando Charrua na Direcção Regional de Educação do Norte (DREN) por alegados comentários jocosos sobre a licenciatura do primeiro-ministro propõe a suspensão do professor de Inglês.
Parte da acusação foi revelada hoje pelo próprio Fernando Charrua, "momentos depois de a receber", mas o professor escusou-se a fornecer aos jornalistas cópia do texto integral.Fernando Charrua classificou a acusação como "a coisa mais ridícula que pôde acontecer" e revelou que a "iria estudar", juntamente com o seu advogado.O professor rejeitou a frase que lhe é atribuída na nota de culpa - "Estamos num país de bananas governados por um f. da p. [sic] de um primeiro-ministro" -, assinada pelo instrutor José Paulo Pereira, mas escusou-se a precisar qual foi a afirmação exacta. Charrua classificou a suspensão, hoje determinada, como "uma das mais graves sanções na função pública".


Directora regional de Educação do Norte diz-se alvo de "campanha difamatória"

A directora regional de Educação do Norte, Margarida Moreira, considera que o órgão a que preside está a ser alvo de uma "campanha difamatória" e entende a sua recondução no cargo como um sinal de "mérito e interesse" no seu trabalho.

"Foi um insulto e não tem nada a ver com a licenciatura do primeiro-ministro. É um insulto ao cidadão José Sócrates, que além de cidadão é o primeiro-ministro de Portugal", afirma, escusando-se a revelar o teor do alegado insulto, mas referindo que, na sua opinião "é (...) grave".

Quanto à alegada "campanha difamatória" ― de que não aponta autores ―, diz que se desenrolou em três fases, pouco depois da instauração do processo a Fernando Charrua, explicando-a com o facto de ter mexido "em muitos interesses".

Desmente ainda ter feito um comentário jocoso a propósito da licenciatura de José Sócrates durante um jantar, como garante Fernando Charrua, afirmando que no jantar em causa "nenhum dos presentes insultou o primeiro-ministro".

A ex-dirigente sindical e filiada no PS recusoa a ideia de "perseguição política" a Fernando Charrua, que foi deputado eleito pelo PSD, afirmando que a filiação partidária não é importante para si. "Porque, se tiver que afastar alguém socialista, também o afasto sem hesitações. E o PS sabe isso", sublinha.

A responsável avança ainda que vai processar o presidente da câmara de Vieira do Minho, o padre Albino Carneiro, que a acusou de o ter insultado e humilhado numa reunião de trabalho. Nos outros casos em que é acusada de prepotência, a responsável da DREN diz que fez cessar as requisições em causa porque os professores deixaram de ser necessários aos serviços.

Sem comentários: