10/06/2007

Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas


Nas comemorações do dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, o Presidente da República, Cavaco Silva deslocou-se a Setúbal onde foi recebido pela população com uma salva de palmas, e por um grupo de 600 convidados distribuidos por três tribunas, junto ao jardim "da beira mar", na margem do rio Sado.

Constratante com a recepção da população ao PR, foi a recepção ao Primeiro Ministro, o qual foi vaiado e apupado pela população que ali se encontrava e que não quis deixar de demonstrar o seu desagrado para com as políticas do governo, que insistem em provocar o empobrecimento da população.

No seu discurso, o PR defendeu o "ímpeto reformista" nas políticas de Defesa, com a "racionalização de meios", e ainda o investimento nas Forças Armadas, tendo ainda referido que "O papel das Forças Armadas é insubstituível, pois a segurança é essencial ao desenvolvimento, ao bem estar económico e social e à qualidade de vida dos cidadãos".


Entretanto:

Hoje, o ministro dos Transportes e Obras Públicas, Mário Lino, voltou a recusar a apresentação de um pedido de desculpas à população do distrito de Setúbal por se ter referido à margem sul como "um deserto", tendo referido que tais declarações foram ouvidas fora de contexto e que já deu as explicações que achou necessárias às pessoas da região, e aos presidentes das Câmaras e Associação de Municípios de Setúbal, tendo por isso feito o que lhe competia.


A associação ambientalista Quercus considera que a hipótese da construção do novo aeroporto de Lisboa em Alcochete, na margem sul, é "uma solução praticamente inviável" devido ao ordenamento do território e à proximidade das reservas naturais do Sado e do Tejo.


Fernando Charrua, o professor suspenso pela Direcção Regional de Educação do Norte (DREN) por alegadamente ter gracejado da licenciatura do primeiro-ministro, afirmou hoje ter provas de que a directora regional (que foi reconduzida ao cargo no passado dia 5/6) também brincou com o diploma de José Sócrates.


O Instituto Nacional de Estatística (INE) confirmou hoje a aceleração do crescimento económico português no primeiro trimestre deste ano ao ritmo mais elevado desde 2002, para 2,0 por cento, impulsionado pelo dinamismo das exportações, segundo as Contas Nacionais hoje divulgadas.


Segundo notícia do Correio da Manhã, em pouco mais de dois anos, mais de 1500 portugueses foram declarados falidos ao abrigo do novo Código de Insolvência e Recuperação de Empresas (CIRE).


E no dia 6/6 foi noticiado que "a dedução de despesas de saúde no IRS pode baixar, de modo a diminuir a despesa do Estado. De acordo com a TVI, uma comissão de peritos recomenda ainda ao ministro da Saúde o aumento anual das taxas moderadoras e a extinção de alguns subsistemas de Saúde, como a ADSE."




Certamente muitas mais notícias podería acrescentar aqui, pois o País, como podem observar não parou nem vai parar , assim o espero.

No entanto não quería deixar de referir ainda, que em determinado canal de TV, um senhor comentador referiu que a população de Setúbal ter vaiado o PM é muito natural, uma vez que esta é uma população maioritáriamente comunista.

Sem ofensa para as pessoas comunistas, pois considero que cada um tem o direito e a liberdade de escolher as suas ideologias, penso que é de lamentar que no dia em que se comemora o dia da Nação, que devería ser uma Nação livre, alguém venha rotular o povo de um Distrito inteiro, apontando-lhes o dedo, à velha maneira do salazarismo, em que todos os que não concordavam com o regime eram obrigatóriamente comunistas.

Algumas notícias que referi, valem só por si, não necessitando por isso de grandes comentários, mas sim que pensemos muito sobre elas e que as relacionemos com o nosso dia a dia, que continua a ser cada vez mais difícil, especialmente na hora de pagar as contas e de comprar comida pra pôr na mesa.

Gostaría ainda de colocar algunas questões aos senhores da Quercus: A Ota não é ambientalmente importante? Rio Frio também não é? Existem zonas capazes para se construir um aeroporto internacional a norte ou sul do Tejo que não sejam ambientalmente importantes? Quais? Conheço suficientemente bem a região e não sei qual ou quais.


Sempre fui e serei uma afincada defensora do ambiente, mas considero que não é bem por aí que temos que ir, mas sim, seja em que local for que se decida fazer o dito aeroporto, será importante cumprir uma série de regras no sentido de diminuir ao máximo o impacto das novas infraestruturas no ambiente em que ficará inserido, de modo a que este seja o menos prejudicado possível.


E finalmente, pois não posso terminar sem fazer um último comentário:

Afinal a directora da DREN também brincou! Colega Fernando Charrua parabéns por não se calar, por não se amedrontar e força!

Os professores deste país estão do seu lado (pelo menos acredito que a grande maioria).


Laumalai

2 comentários:

cris disse...

Nem mais. Terminas com chave de ouro. Eu estou ao lado de Charrua doa a quem doer. Só vêm provar o conluio que continuam a alimentar estes politiqueiros e comentadores de fazer à pressa, tirado de pacotes de farinha amparo.

De facto precisamos que as forças armadas sejam bem tratadas, caso contrário o golpe de estado acontecia. Que hipócrisia!!!


Bj Lau malai

cris disse...

Quanto às outras notícias, valem por si, como dizes. As estatísticas sempre valeram o que valeram: temos um frango. Partido em dois daria metade para cada uma, estatisticamente. Mas só um o tem. Os governantes e os detentores de grandes impérios.
Mais nada