12/06/2007

Alcochete ameaça negócios de terras. Lá se vão perder uns negócios tão lucrativos!

A eventual construção do novo aeroporto de Lisboa no Campo de Tiro em Alcochete permitirá, desde logo, obter uma poupança de 65 milhões de euros em expropriações de terrenos, verba prevista para a compra a 16 proprietários de 1810 hectares para a instalação do projecto na Ota. Com o Presidente da República, Cavaco Silva, a alertar para a necessidade de avaliar a relação custo-benefício da construção do novo aeroporto na Ota, José Sócrates considera, que aquela alternativa tem “aspectos interessantes ao nível financeiro”.
Como os 7500 hectares de área do Campo de Tiro naquela vila da margem sul do Tejo estão integralmente na posse do Estado, o Governo já não teria necessidade de investir na aquisição de terrenos uma verba equivalente à despesa realizada com a construção de três túneis do Marquês de Pombal, que custou cerca de 19 milhões de euros.

Os benefícios da construção do aeroporto em Alcochete serão:
O aeroporto em Alcochete será 3000 milhões de euros mais barato, tendo em conta os acessos e os custos de obras necessárias na Ota, de acordo com o relatório de Francisco Van Zeller, ontem conhecido.
Segundo o mesmo relatório, o aeroporto no Campo de Tiro de Alcochete demoraria menos três anos a construir do que na Ota.
Tendo em conta os 7500 hectares de terreno no Campo de Tiro de Alcochete, “a capacidade de alargamento da infra-estrutura é ilimitada”, explicou ontem Van Zeller, ao contrário da Ota, que tem uma capacidade de desenvolvimento limitada.

OS DONOS DA OTA

- Construções António S. Domingues, Lda: Olival Velho; Barrada Martim Vaz; Quinta do Carneiro; Barrada da Cabra
- Sociedade Agrícola Modesto & Filhos, Lda: Charneca; Volta Larga Cova do Bunho; Vale Caçareiro
- Sociedade Agríc. das Salgadas, Lda: Vale Sereno; Quinta da Torre
- Jorge Cunha e Carmo: Herdade do Paul/Ota; Quinta do Pombal
- Defesa Nacional: BA 2
- Carlos Ventura: Casal do Duque; Casal da Prata
- Maria Câmara: Quinta da Ota
- Maria Conceição Freire: Quinta da Bemposta
- Vasco Furtado: Casal do Brejo
- João António Luís: Brejo
- Ronca & Tomás, Lda: Quinta da Bemposta
- Maria Coelho: Casal Morais- Manuel Pipa Amorim: Barrada do Moinho Novo
- Félix Rocha: Casal Martim Vaz
- Jacinto da Costa/João da Costa: Martim Vaz ou Barrada
- Cimpor-Indústria de Cimentos S.A.: Herdade do Paul da Ota
- Joaquim Cabral; Manuel Cabral e Herdeiros de Tito Jerónimo da Silva Lagos: Quinta do Casal do Vale

Chantagem ambiental
No entanto, os ambientalistas mais mediáticos revelam uma doce e desusada compreensão perante esses obstáculos. Mas assim que alguém se atreve a sugerir uma alternativa, imediatamente as figuras dessa versão pós-moderna de profetas bíblicos surgem a ameaçar o país inteiro com terríveis punições. Foi assim com Rio Frio. E com o Poceirão. Agora com Alcochete.
A Ota custará milhões de euros a mais e será muito mais insegura do que essas opções – mas isso não importa pois, dizem, há umas aves que só voam a Sul do Tejo e que nunca devem atravessar o rio.

Fonte: http://www.correiomanha.pt/

1 comentário:

cris disse...

Sabes que te digo? Façam-no em Ermesinde. Lá há gajas boas...ou gajos... lol Isto é mesmo tugalândia.