21/05/2007

resposta a comentário

Caro anónimo,
a minha cor é só uma - o branco.

Certamente não estaremos de acordo em várias coisas, o que não deixa de ser positivo pois permite enriquecer a "discussão" sobre vários assuntos, mas agradecia-lhe que não usasse certas palavras menos adequadas e que não me tentasse pôr títulos, pois eu estou bem apenas com o que sou.

Quanto a Xanana Gusmão, é verdade que foi um pilar importante, pelo menos aparentemente, para o desencadear de todo o processo de independência em Timor, no entanto é importante ter em atenção como foi a sua prisão nos últimos tempos e, algum tempo depois da sua libertação, posso-lhe dizer que as suas atitudes, conversas e postura eram bem estranhas (sei do que estou a falar).
Mesmo assim, posso-lhe dizer que depositei grandes esperanças quando da sua eleição para Presidente da República (embora tenha continuado a sentir algo de estranho nele).
A verdade é que, com o passar do tempo e com tudo o que tenho vindo a observar, me tenho vindo a sentir cada vez mais desiludida com as políticas pró-Austrália e afins, que se têm desenvolvido em Timor. Se é verdade que a Austrália é a potência dominante da região, também é verdade que o que querem para Timor não é liberdade, independência e prosperidade. Eles apenas querem dominar o mar de Timor, o gás natural, o petróleo e, para eles é melhor que Timor esteja eternamente instável, pois assim poderão continuar a fazer prospecções contra revelia, sem prestarem contas a quem de direito.
Mas para mim, depois de várias outras que fez, a gota de água que transbordou o copo, foi quando Xanana declarou que Shuartho é um exemplo a seguir. Declarações que no mínimo, considero como desrespeitantes para com todos os timorense que morreram e tanto sofreram nas mãos dos indonésios, ainda mais vindas de alguém, que devido à sua posição, nunca as devería ter pronunciado.

Em relação a Alkatiri, certamente que também fez asneiras, mas é importante que seja dito que foi "posto a andar" quando tentou renegociar o tratado do mar de Timor, porque estava a defender os interesses do seu País, contra os interesses australianos. Claro que os australianos não gostaram e trataram do assunto, muito subtilmente, pondo timorenses contra timorenses...

Em relação a Konis Santana, talvez fosse mesmo bom perguntar a quem com ele estava na montanha e já agora, quem sabe não dizem onde está o seu corpo/túmulo.

Quanto à Maria que tanto sofreu, é de lhe dar graças a Deus por ter sobrevivido e de lhe desejar todas as felicidades para o futuro. No entanto, não quero deixar de referir que há quem não tenha sobrevivido e há quem tenha assistido a massacres, de tal ordem escabrosos, que ainda hoje, passado alguns anos, continuam a atormentar as noites dos mais fortes...
É pelos que deram a vida pelo ideal da independência e pelos que tanto sofreram (Maria incluida), que não posso concordar com as políticas que têm sido, e pelos vistos vão continuar a ser seguidas pelos que governam Timor, pois essas políticas nunca trarão a paz, a estabilidade e a prosperidade para o País.

Enfim, muito mais lhe podería dizer sobre o que penso ou sinto. Claro que apenas falei das minhas opiniões, que embora baseadas em alguns conhecimentos de causa, valem apenas pelo que são.
Agradeço-lhe que democraticamente as respeite do mesmo modo que certamente gosta que respeitem as suas.

Cumprimentos
Laumalai

7 comentários:

Anónimo disse...

"Eles apenas querem dominar o mar de Timor, o gás natural, o petróleo e, para eles é melhor que Timor esteja eternamente instável, pois assim poderão continuar a fazer prospecções contra revelia, sem prestarem contas a quem de direito."

Mas entao o Mari Alkatiri nao tinha ja negociado practicamente tudo sobre o petroleo Timorense inclusive adiado as negociacoes sobre fronteiras maritimas por 50 anos ou seja altura em que o petroleo se ira esgotar? O Acordo que ramos Horta levou para aprovacao parlamentar foi precisamente o Acordo negociado pelo Mari. Alias nao 'e por isso que se diz que Mari defendeu bem os interesses petroliferos de Timor?
Com a execpcao do "pipeline" o petroleo ia ser explorado por acordo e nao a "revelia sem prestarem contas" contas como diz.

Konis Santana. Morreu de doenca como diz a Paula Pinto, e como todos os que estao a par sabem, ao cuidado da Igreja em quem ele confiou a sua vida. Infelizmente nao o conseguiram salvar. Digo infelismente porque Konis era um homem muito inteligente e moderado nas mesmas linhas de pensamento que o Xanana Gusmao.
Que grande valor seria para Timor se hoje ainda estivesse vivo.

Respeito a sua liberdade de opiniao e expressao somente peco-lhe que se informe melhor antes de as tornar publico.
Nao digo isto por querer-lhe o mal mas porque so lhe fica bem.

Sítio do sol nascente disse...

Timor-Leste: Definição de fronteira marítima com Austrália
adiada 50 a 100 anos

A fronteira marítima entre a Austrália e Timor-Leste será fixada somente a partir de 2055, no âmbito de um pré- acordo alcançado hoje em Díli e que deverá ser formalizado dentro de duas semanas em Brisbane, na Austrália.
Na pior das hipóteses, a fronteira poderá ficar definida apenas em 2105.
A suspensão do traçado definitivo vai permitir que os dois países partilhem as receitas decorrentes da exploração das jazidas de gás natural e petróleo no Mar de Timor.
Com base no pré-acordo alcançado em Díli, Timor-Leste receberá entre 2 mil milhões a 5 mil milhões de dólares, além das receitas resultantes da área conjunta de exploração com a Austrália.
Aquela verba será paga enquanto os poços petrolíferos em causa foram comercialmente rentáveis, período que os especialistas calculam possa variar entre os 30 a 40 anos.
Os chefes das diplomacias dos dois países já se pronunciaram sobre este pré-acordo, tendo o ministro timorense, José Ramos-Horta, destacado os "avanços significativos alcançados".
"A postura construtiva adoptada nestas negociações culminou em progressos muito positivos para a resolução da disputa do Mar de Timor. Os dois países inauguram assim uma nova era nas relações bilaterais e na cooperação económica", acrescentou José Ramos-Horta.
Por seu turno, o ministro dos Negócios Estrangeiros australiano, Alexander Downer, salientou que persistem alguns pormenores por acertar, mas manifestou-se esperançado em que na próxima ronda negocial, marcada para 11 de Maio em Brisbane, Austrália, o acordo seja formalizado.
A disputa sobre o Mar de Timor começou a ser negociada há um ano em Díli e o pré-acordo hoje alcançado coroa a "solução criativa" proposta pelo primeiro-ministro de Timor-Leste, Mari Alkatiri, para desbloquear o impasse que persistia e que impedia a exploração dos riquíssimos recursos minerais existentes no mar de Timor.
A argumentação de Díli assenta no Direito Internacional Marítimo, que regulamenta a demarcação das fronteiras marítimas a partir de uma linha intermédia das zonas costeiras dos dois países, enquanto a Austrália prefere relevar as excepções à legislação internacional, que sustentam que a fronteira poderá ser fixada a partir das plataformas continentais.
A posição de Timor-Leste coloca naturalmente a linha intermédia entre os cerca de 500 quilómetros que separam as duas costas, enquanto o traçado defendido pela Austrália coloca a fronteira nalguns pontos a pouco mais de 80 quilómetros das praias timorenses.

Lusa/Fim
29 Abril 2005

O dever de coibição da Austrália

Nos termos do direito internacional, cada estado tem o dever de se coibir de explorar recursos em áreas onde exista uma sobreposição de títulos, quando as fronteiras marítimas estão ainda por ser acordadas. Isto significa que, excepto no caso de acordos conjuntos temporários, como o Tratado do Mar de Timor, terem sido celebrados, nem Timor-Leste nem a Austrália deveriam permitir a exploração de recursos em áreas objecto de disputa no Mar de Timor.
Apesar deste dever, a Austrália está a explorar unilateralmente os campos de Laminaria, Corallina e Buffalo, que se situam fora da área do Tratado do Mar de Timor, mas que são completamente abrangidos pela reivindicação de Timor-Leste. Timor-Leste ainda não recebeu um cêntimo dos estimados US$2.5 biliões que a Austrália recolherá destes campos. Para além disso, a 22 de Setembro Abril de 2003, a Austrália atribuiu uma nova licença na área adjacente ao campo do Greater Sunrise (Licença NT/P65). Isto ocorreu apenas algumas semanas depois de Timor-Leste e a Austrália terem assinado o acordo de unificação do Greater Sunrise, e meses depois de o Primeiro-Ministro Mari Alkatiri ter escrito ao Primeiro-Ministro australiano, solicitando à Austrália o exercício do seu dever de coibição nas áreas objecto de sobreposição de títulos no Mar de Timor, de acordo com as suas obrigações no âmbito do direito internacional.
Em Março de 2004, a Austrália divulgou blocos nas áreas em disputa a este e oeste da ADPC, e espera-se que os adjudique em 2005. Esta acção foi outra vez contestada pelo Primeiro-Ministro Alkatiri.
A existência desta exploração em curso torna um acordo entre Timor-Leste e a Austrália sobre fronteiras marítimas ainda mais urgente.

In: http://www.timorseaoffice.gov.tp/port/boundariesfacts.htm

Até compreendo que não estejamos de acordo, mas a minha opinião continua a ser a de que Timor foi obrigado a propôr um acordo, pois caso contrário corria o risco de não receber mesmo nada. Ou acha que os australianos íam parar as explorações porque os limites fronteiriços não estavam definidos?
Claro que não, eles continuaram a atribuir novas licenças, em 2003, depois de Alkatiri ter solicitado ao Primeiro-Ministro australiano, que deveríam cumprir o exercício do seu dever de coibição nas áreas de sobreposição no Mar de Timor.


Quanto a Konis, concordo quando diz que era um homem muito inteligente e moderado, e digo mais, Honrado, sério na sua luta, um verdadeiro guerreiro. Mas compará-lo a Xanana?! Não digo que Xanana não tem as suas qualidades, certamente que as tem, mas certamente muito diferentes das de Konis.
Quanto à sua morte, continuamos a discordar, mas não lhe posso falar mais disso. Se virmos bem, até é bom que pensem que morreu como diz. Afinal Timor já tem problemas suficientes.

Laumalai

cris disse...

Laumalai, bem kida, acabamos por verificar que mais cego é aquele que não quer ver. Deus não dorme. Bj

Anónimo disse...

Com todo o devido respeito mas penso que o seu odio a Xanana ou a sua afeicao ao partido no poder deturpa-lhe o racciocinio.

E quanto ao Konis Santana e' bom que nao diga mesmo mais nada pois Timor ja esta saturado de rumores.

Sítio do sol nascente disse...

Nunca odiei ninguém, graças a Deus.
Também nunca fui partidária de nenhum partido, nem quero ser.
Para mim o que conta é a humanidade, o bem estar de todos e o meu maior desejo é que Timor encontre o equilibrio de que necessita para que todos nele vivam bem e em paz.
Não me interessa quem está no poder desde que seja justo, correcto e que trabalhe para o bem estar de todos sem fazer com que Timor seja dependente. Afinal lutámos pela independência para termos um país livre!
Agradeço-lhe por isso que não tente colocar em mim sentimentos ou filiações que não tenho.
Temos opiniões diferentes e com certeza vivências também muito diferentes. Mas a nossa maior divergência penso que está no modo como fala as coisas, denotando uma agressividade da qual não partilho nem quero partilhar.
Ah! Se não comento mais nada sobre Konis, pode ter a certeza que tenho as minhas razões, mais sérias do que possa pensar.

Laumalai

Anónimo disse...

Os seus sentimentos de afeicao ou aversao a partidos politicos ou invividualidades Timorenses estao patentes nos artigos que decide publicar. Compete a cada leitor tirar a sua conclusao relativamente a isso.

Quanto a Konis as sua "verdade" nao pode ser mais seria ou mesmo mais difamatoria que outras que por ai circulam dizendo que ele foi assassinado por ordens de Xanana.
Compreendo perfeitamente a sua preocupacao e relutancia em publicar algo que possa ter implicacoes legais serias e desagradaveis para a sua propria pessoa por nao serem verdade.

Sítio do sol nascente disse...

Tenho coisas mais importantes pra fazer que dar conversa a uma pessoa com tanta "integridade".
Fique com Deus.

Laumalai