06/05/2007

Lu Olo declara os seus benefícios pecuniários


O Candidato presidencial Francisco Guterres Lu Olo emitiu hoje uma declaração sobre os seus benefícios pecuniários. A declaração descreve em detalhe os seus bens financeiros, e confirma que não tem qualquer benefício comercial em Timor-Leste ou no estrangeiro.
Lu Olo disse ser essencial que os candidatos a presidente da república revelem os seus benefícios pecuniários directos assim como os indirectos, que sejam geridos por intermediários.
"O Presidente da República deverá ser uma pessoa com integridade e honesta," disse Lu Olo.
"Devemos ser totalmente transparentes perante o nosso povo. É por essa razão que publico este documento, para reforçar a transparência do gabinete do Presidente. É uma evidência por escrito sobre o facto de que eu não tenho quaisquer benefícios financeiros que irão comprometer-me quando exercer os meus deveres e responsabilidades como Presidente. Eu quero estabeler um precedente para candidatos presidenciais de agora e do futuro."
Lu Olo disse que um benefício pecuniário é qualquer benefício capaz de ser medido em dinheiro ou bens capazes de produzir riqueza."A principal responsabilidade do Presidente é de agir para o benefício público. O povo espera que o seu Presidente não seja afectado por considerações de benefício próprio ou ganho pessoal."
"A falha em revelar os benefícios financeiros privados pode abrir a porta à má conducta e corrupção." Lu Olo acrescentou: "Durante toda a minha vida, o Povo de Timor-Leste tem estado sempre em primeiro lugar, e continuará a estar durante o meu papél como Presidente. Tornar-
-me o Presidente da República é a maior honra que posso obter. Meu trabalho para o nosso povo tem-me dado poucas recompensas materiais. Mas, tem-me oferecido imenso orgulho como Timorense poder servir todos os Timorenses. Isso é tudo o que eu preciso". A declaração assinada por Lu Olo afirma:
• Lu Olo não tem nenhuuma conta bancária em Timor-Leste ou em outro sitio.
• A sua família possui terrenos tradicionais em Ossu, distrito de Viqueque. Lu Olo não possui quaisquer outros terrenos em Timor-Leste, ou em qualquer outro país.
• Lu Olo possui uma viatura Toyota Prado 4WD, de valor de aproximadamente USD$5.000 que ele possui desde 2000.
• Lu Olo possui alguns mobiliários básicos, que utiliza actualmente na Residência do Presidente do Parlamento Nacional, uma casa pertencente ao governo, em Farol, Dili, onde reside.
• A sua única forma de rendimento é a sua posição como Presidente do Parlamento Nacional.
• Lu Olo não possui cotas em quaisquer negócios ou companhias existentes em Timor-Leste ou em qualquer parte do mundo.
• Lu Olo não tem benefícios comerciais ou parceiros de negócios em Timor-Leste ou em qualquer outro país.
• Lu Olo não possui benefícios em nenhum fundos (ex fundo fiduciário, pensões, etc).



Lu Olo pede que Ramos Horta declare imediatamente o seu património

O Candidato presidencial da FRETILIN, Francisco Guterres ”Lu Olo” afirmou hoje que o seu opositor Ramos Horta está a fugir às suas obrigações morais de apresentar por escrito uma declaração com o seu património.
Lu Olo, que declarou por escrito o seu património há dez dias, em 23 de Abril, disse que Ramos Horta deveria declarar por escrito todas as suas fontes de receita, património, e negócios incluindo os que possa ter com estrangeiros.
Lu Olo disse:” Ramos Horta deve declarar por escrito todo o seu património de forma a que o povo de Timor-Leste possa estar informado antes de escolher quem deverá ser Presidente da República.”
“Eu não compreendo porque Ramos Horta se recusa a declarar por escrito os seus interesses pecuniários como eu fiz. O que é que Ramos Horta está a tentar esconder ao povo de Timor-Leste?”
“Terá ele medo de que revelando o seu património por escrito, o Povo de Timor-Leste chegue á conclusão que ele está comprometido com qualquer coisa?”
“Em contraste comigo, Ramos Horta limitou-se a fazer uma declaração verbal de apenas uma parte do seu património”
“Ele não divulgou alguns dos seus bens nem qualquer montante recebido de várias fontes de rendimento, incluindo honorários, que ele admitiu receber dos seminários que fez em universidades enquanto membro do governo em missão de serviço ”.
“Ele deveria também confirmar se tem ou não uma participação em negócios - incluindo interesses num barco em Díli - com o homem de negócios australiano, Sr. Wayne Thomas que tem estreitos laços com o Sr. Shane Stone, antigo presidente do Partido Liberal Australiano com ligação ao governo de Howard”.
“Horta também não declarou as suas contas bancárias .”
“Haverá mais alguma coisa que Ramos Horta não tenha declarado?” perguntou Lu Olo.
Lu Olo ridicularizou as declarações de Horta para a imprensa de Díli segundo as quais ele teria dito que divulgaria o seu património depois de ser eleito Presidente.
“ Isso será, com certeza, tarde de mais. Isso deveria ter sido feito no inicio da campanha de modo a dar tempo ao povo para questionar a declaração” disse Lu Olo.
“Assinar uma declaração de património é uma questão de integridade e transparência. Ramos Horta não se deve esconder atrás do facto de não existir lei que obrigue a fazer esta declaração. Eu apoio as ONG’s nacionais que pediram a Ramos Horta para fazer uma declaração franca e completa do seu património.”
Lu Olo disse que Ramos Horta recusa-se a fazer uma declaração por escrito, mas ao mesmo tempo, acusa-lhe com informações falsas e incompletas sobre o seu património.
“Eu declarei todo o meu património no dia 23 de Abril de 2007. Eu não tenho outros bens. Eu fui transparente. Posso responder a quaisquer perguntas”
“Contrariamente às declarações falsas de Ramos Horta, eu não recebo nenhuma pensão de Portugal, nem possuo uma moradia. A casa da minha familia em Ossú, foi construída pela minha família, é modesta e não pode ser descrita como uma mansão mesmo pelos padrões timorenses. Ramos Horta vive numa mansão e possui, pelo menos, uma residência na Austrália.”
“Eu fiz a minha declaração de património no início da campanha como um acto voluntário e unilateral de transparência. Estou feliz por este assunto ter levantado tanto interesse. Sinto que atingi o meu objectivo e iremos legislar sobre este assunto para garantir transparência no futuro.”
“Leis em vigor, tais como as leis sobre o Petróleo e sobre o Fundo do Petróleo demonstram a disposição do Governo da FRETILIN em revelar o património do Estado”.


2 comentários:

cris disse...

De facto, kida laumalai, a transparência só existe nos homens dignos e íntegros. Por aqui se vê o que cada um vale.

Faço vénia a Lu Olo.

Maracuja Maduro disse...

E enquanto esperamos pela votacão amanha e depois de ler este blog , visite o :

"TIMOR DO NORTE A SUL "

Este blog está aberto a todos os que de forma positiva queiram participar com algo que nos faça ter orgulho da nosso trabalho, das nossas raizes e acima de tudo da nossa existência como seres humanos. Se é poeta, ensaista, contador de histórias, pois partilhe com os leitores do Timor de Norte a Sul. Em Português, em Tetum ou em Inglês. Timor do Norte a Sul é seu....

http://timordonorteasul.blogspot.com/

Hoje pode ler poemas de Luis de Camões, J. Sarmento. Mina Rai e outros mais . Poemas em Português e em Tetum...

http://timordonorteasul.blogspot.com/