29/05/2007

A lebre e a tartaruga

Uma lebre e uma tartaruga passavam a vida a discutir sobre qual delas era mais rápida.
Para dirimir este conflito de opiniões, resolveram fazer uma corrida.

Escolheram o percurso e partiram. A lebre largou a toda a velocidade e correu energicamente durante uns minutos. Mas, vendo que tinha conseguido uma enorme vantagem, resolveu sentar-se debaixo de uma árvore para descansar, recuperar as forças e terminar a corrida. Só que, entretanto, adormeceu. A tartaruga, com um passo lento mas constante, acabou por alcançá-la, ultrapassá-la e ganhar a corrida, declarando-se vencedora absoluta da corrida.

Moral da história: "Os lentos, mas constantes e perseverantes, também ganham corridas".

Mas a história não terminou aqui! A história prossegue...A lebre, decepcionada por ter perdido, fez um exame de consciência e reconheceu o seu grave erro por ter subestimado a tartaruga. Caiu na conta de que, por presumida e descuidada, tinha perdido o desafio. Se não tivesse subestimado a sua concorrente, teria vencido de certeza. Cheia de confiança, desafiou a tartaruga para uma nova corrida.
Desta vez, a lebre correu sem nunca parar e o seu triunfo foi contundente.

Moral da história: "Os rápidos e decididos vencem aos constantes e perseverantes".

Mas a história ainda não termina aqui...

Uma vez derrotada a tartaruga reflectiu muito tempo e chegou à conclusão de que, em velocidade, não tinha possibilidades de ganhar à lebre. Da forma como se tinha feito ela perderia sempre.
Por isso, desafiou novamente a lebre, mas propôs uma corrida num percurso diferente do anterior.A lebre aceitou e correu a toda a velocidade, até que chegou a um rio caudaloso. Como não sabia nadar, enquanto se perguntava a si mesma o que havia de fazer, a tartaruga nadou até à outra margem, e continuou a viagem com o seu passo lento mas constante, até terminar a corrida em primeiro lugar.

Moral da história: "Os que conhecem a sua vantagem competitiva (saber nadar) e a sabem aproveitar, chegam em primeiros".

Mas a história ainda não é desta que acaba!...Passara-se tempos, e tanto se encontravam a lebre e a tartaruga que acabaram por se tornar amigas. Ambas reconheciam que eram boas competidoras e decidiram repetir a última corrida, mas, desta vez, correndo em equipa. Na primeira parte, a lebre carregou com a tartaruga até chegar ao rio. Ali, a tartaruga atravessou o rio a nado com a lebre às costas. Na outra margem, a lebre voltou a pegar na tartaruga, até chegar à meta.
Alcançada a linha de chegada em tempo record, sentiram uma enorme satisfação, muito maior do que a que experimentaram com a vitória individual.

Moral da história: "É bom ser brilhante individualmente e ter grandes capacidades pessoais. Mas, enquanto não formos capazes de trabalhar com outras pessoas e potenciar reciprocamente as capacidades de cada um, nunca seremos realmente eficazes".

A terminar:
1.- É importante advertir que nem a lebre nem a tartaruga abandonaram a corrida. A lebre avaliou o seu desempenho, reconheceu os seus erros e decidiu empenhar-se mais no futuro.
Por seu lado, a tartaruga, ao verificar que a velocidade era o seu ponto fraco, decidiu mudar a sua estratégia e aproveitar as suas qualidades de nadadora.
Depois de várias contendas, descobrem que, unidas, conseguiam melhores resultados.

2.- A lebre e a tartaruga aprenderam ainda outra lição vital: Quando deixamos de competir contra um rival e começamos a competir contra uma situação, não só complementamos capacidades, compensamos fraquezas e potenciamos os nossos recursos... e até obtemos melhores resultados!
Todos temos corridas à nossa frente e há muitas formas de as ganhar. Há muitas lebres, muitas tartarugas... e muitas metas para alcançar!

3.- Finalmente: "Não te juntes a um grupo fácil, pois ele não te fará crescer. Junta-te a quem coloca bem altas as suas exigências e as suas expectativas".
Autor: Jim Rohn
Tradução: João Caniço

Sem comentários: