25/08/2007

Situação política deve melhorar em Timor-Leste - Defendeu hoje o Alto-Comissário da ONU para os Refugiados

O Alto-comissário da ONU para os Refugiados, António Guterres, afirmou esta quarta-feira que existem «questões humanitárias» em Timor-Leste que resultam da tensão que se vive no país, considerando que somente uma evolução positiva da «situação política» poderá contribuir para as extinguir.
«Espero que a situação política permita resolver rapidamente as questões humanitárias e de protecção que se têm posto à população timorense. Como sempre, nos problemas humanitários a solução nunca é humanitária», referiu António Guterres, que falava no final de um encontro com o Presidente moçambicano, Armando Guebuza.
«Quando os problemas políticos se resolvem, os problemas humanitários deixam de existir», afirmou, em declarações à Lusa...

2007-08-22 15:47:55
In:http://www.fabricadeconteudos.com/

E os governantes timorenses?!
Será que pensam o mesmo que António Guterres?
Será que querem melhorar a situação política do País?
Será que não existem outros interesses, mais ou menos pessoais, a sobreporem-se ao bem estar da população?
Quando temos conhecimento de que pessoas que passaram anos em Portugal ou em Inglaterra, a viver à custa dos sistemas, que pouco ou nada aproveitaram as oportunidades de estudo, de trabalho e outras que lhes foram dadas, que nunca se souberam organizar pessoalmente, económicamente... e que, ao voltarem para Timor falando um pouco melhor português e/ou inglês, por terem tido contacto com a Europa e/ou por terem boas cunhas, são convidados para cargos importantes tipo gerir Universidades, secretarias de estado... ou equivalentes aos cargos portugueses de Presidentes de Juntas de Freguesia ou de Câmaras Municipais,... é difícil acreditar num futuro melhor para Timor.
Infelizmente, e para grande tristeza minha, o que se está a passar em Timor, é em vários aspectos, uma cópia do que de pior se passa em Portugal e em outros países, em que o bem estar da população é o que menos interessa.

Laumalai

Confrontos entre aldeias timorenses

Nove pessoas foram detidas em Timor-Leste na sequência de confrontos entre a população, nos distritos de Ermera e Metinaro.
De acordo com informações avançadas pela Renascença, que cita a comissária Mónica Rodrigues, da polícia das Nações Unidas, os confrontos incluíram uma luta entre aldeias.
Segundo a responsável, foram apreendidas várias armas artesanais e na aldeia de Ermera há notícia da morte de duas crianças, na sequência de confrontos entre vizinhos.

2007-08-23 18:09:36
In: http://www.fabricadeconteudos.com

Perante notícias destas nem sei que comentar, mas sei que me apetece GRITAR!
Laumalai

24/08/2007

Falta de sexo dá mais trabalho

Estudo alemão concluiu que os que mais trabalham são os que têm a vida sexual menos satisfatória.
Os que menos sexo praticam são os que estão mais disponíveis para trabalhar.



A investigação da Universidade de Goettingen, na Alemanha, teve resultados surpreendentes. O objectivo era saber quais as razões que determinam a vontade de algumas pessoas para trabalhar mais do que o previsto e normal, e os investigadores concluiram que os que passam mais tempo no trabalho são os que menos sexo praticam.
Num universo de 32 mil indivíduos, 35% dos que declararam não estar satisfeitos com a vida sexual admitiram que usam o trabalho como diversão. Um terço das mulheres e homens insatisfeitos com o sexo assumiram que não se importariam de dedicar mais tempo ao trabalho e até de fazer mais horas e serviços extra.
O estilo de vida dedicado ao trabalho, diz o estudo divulgado pela Reuters, é ainda levado mais a sério entre os que afirmaram não ter de todo relações sexuais: quase metade destes homens (45%) e mulheres (46%) disseram que não se importariam de aceitar cargos com mais responsabilidades e com mais trabalho.


Miguel Conde Coutinho
Quinta-feira, 23 AGO 07 - 14:04
In: http://expresso.clix.pt

Leite ajuda a perder peso

Beber leite depois de fazer exercício fisíco pode ser uma arma anti-gordura. Ingerido ao pequeno-almoço também contribui para manter um peso saudável.
O leite ajuda também a criar massa muscular.


Beber leite ajuda a queimar gorduras. A conclusão foi retirada de um estudo realizado na Universidade de McMaster, no Canadá, que envolveu 56 jovens, entre os 18 e os 30 anos.
Divididos em três grupos, todos os participantes entraram num rigoroso programa de levantamento de pesos, cinco vezes por semana, num total de doze semanas seguidas. A seguir ao exercício físico, os membros de cada grupo cumpriam um ritual diferente: uns bebiam dois copos de leite, outros ingeriam uma bebida de soja com a mesma quantidade de proteínas e energia e, por fim, o outro grupo bebia um concentrado de carboidratos.
Ao fim das doze semanas de programa, os investigadores chegaram à grande conclusão: com menos um quilo que no início do estudo, os membros do grupo que bebeu leite foram os que mais emagreceram e tiveram um maior aumento de massa muscular. Os que ingeriram carboidratos perderam cerca de 500 gramas, enquanto os que consumiram bebidas de soja nem sequer tiveram alteração de peso.
“Apesar de esperada, a perda de massa gorda foi maior do que estávamos à espera. As implicações práticas dos resultados são óbvias: se quer ganhar músculos e perder gordura em resultado do exercício, então beba leite”, explicam os responsáveis pela investigação.
Solução: leite ao pequeno-almoço
Já no ano passado um estudo de James O. Hill, investigador norte-americano especializado em obesidade, confirmou a importância do leite para emagrecer. “Tomar um pequeno-almoço com leite incluído pode ser uma solução poderosa para se ter um peso saudável”, revelava o estudo divulgado em Nova Iorque.
A pesquisa de Hill analisou os hábitos alimentares de cerca de três mil adultos do Registo Nacional de Controlo de Peso e concluiu que as pessoas que tomam pequeno-almoço, especialmente cereais e leite com baixo teor de gordura, geralmente são mais magras que as que eliminam as refeições pela manhã ou comem outras coisas.

Paula Cosme Pinto
Quinta-feira, 23 AGO 07 - 13:27


In:http://expresso.clix.pt

Hospitais empresa com prejuízo de 189 milhões em 2006

Ana Sofia Santos
Quinta-feira, 23 AGO 07 - 20:20

Ministério da Saúde revelou ao Expresso que, a partir de segunda-feira, as contas dos EPE passam a estar disponíveis na Internet com actualizações trimestrais.



O prejuízo dos hospitais empresa situou-se nos 189,3 milhões de euros em 2006, o que corresponde a mais 188,7 milhões do que em 2005, de acordo com o relatório da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) a que o Expresso teve acesso. Este resultado, esclarece o documento, não pode ser avaliado sem ter em conta que no final de 2005 passaram a integrar o universo do hospitais EPE (entidades públicas empresariais), as unidades de Santa Maria (Lisboa), São João (Porto), Mirandela, Macedo de Cavaleiros e Outão. Por isso, o resultado de 2005 foi “substancialmente melhorado“ pelo facto destes cinco hospitais terem recebido verbas por conta do Orçamento Rectificativo, no valor de 218,7 milhões de euros.
Quanto aos custos registou-se uma redução de 1,3%, tendo superado os 3 mil milhões de euros. Os proveitos reduziram-se 7,3%, para 2,9 mil milhões de euros (menos 227 milhões face a 2005). Constata-se ainda que os fornecedores cresceram 17,5% e os créditos sobre clientes reduziram-se em 4,8%. Olhando apenas para o desempenho das maiores unidades hospitalares portuguesas constata-se que o Santa Maria, em Lisboa, conseguiu reduzir os gastos em 7,7%, para 312 milhões de euros e lucrou 4,7 milhões de euros. Por sua vez o São João do Porto reduziu em 2,1% os custos, para 304 milhões e mesmo tendo recuperado em 47,2 milhões o prejuízo registado em 2005, ainda não saiu das perdas (teve um resultado negativo de 5,6 milhões de euros).
No que se refere à produção dos EPE verifica-se uma tendência de aumento dos cuidados em regime de ambulatório, com as consultas a crescerem 4%, os episódios de urgência 2%, o recurso ao hospital de dia 7,3%, a que se soma uma subida de 11,2% nas intervenções cirúrgicas que não requerem internamento.
O porquê do tardio fecho das contas dos EPE ficou a dever-se, segundo o Ministério da Saúde, ao facto de o processo de aprovação de contas de 31 EPE (agora já são 35) ser “moroso dado que, além da certificação dos valores pelos Revisores Oficias de Contas, a Inspecção Geral de Finanças faz uma análise prévia à aprovação dos resultados e emite um parecer e, só após isso, é os números estão em condições de poderem ser aprovadas por despacho conjunto da Saúde e das Finanças”. Neste momento, 21 dos 31 hospitais já passaram por este processo de certificação, validação e aprovação e “espera-se que a curto prazo os restantes dez hospitais possam igualmente ter as suas contas aprovadas. Após as contas estarem aprovadas os relatórios e contas serão disponibilizados no site da ACSS”.
Entretanto, também já existem dados preliminares das contas dos EPE no primeiro semestre de 2007, que serviram de base para uma reunião, sobre o desempenho económico-financeiro destas unidades de saúde, ocorrida hoje entre a ACSS, a tutela e os administradores hospitalares. O prejuízo dos EPE analisados situou-se nos 127,9 milhões de euros nos primeiros seis meses do ano (ver mais na próxima edição em papel).
Entretanto, os dados relativos ao primeiro semestre deste ano serão disponibilizados na Internet a partir de segunda-feira e o objectivo é proceder à sua actualização a cada trimestre.

In: http://expresso.clix.pt

23/08/2007

Red Hot Chili Peppers - My Friends

Dedicado aos meus amigos com um enorme beijinho.
Laumalai


Red Hot Chili Peppers - Road Trippin'

Pedro Abrunhosa - Quem Me Leva Os Meus Fantasmas

Porque nunca devemos esquecer e porque...devemos dar graças a Deus pelo que temos, mesmo quando "apenas" se trata de um simples lar.
Laumalai

20/08/2007

Boa Vista - Cabo Verde

Terra de tranquilidade, beleza, paz... O deserto, as praias e os pequenos oásis estão harmoniosamente enquadrados numa beleza paisagística inigualável, mágica, que entra dentro de nós e nos preenche completamente com uma paz interior inexplicável. Tudo em Boa Vista está perfeito. Ai, como fui Feliz nesta linda ilha!
Laumalai






















16/08/2007

Situação problemática em Timor

Estou de volta!

Enquanto estive em Cabo Verde, apenas uma semana, muito aconteceu lá no cantinho que tanto amo.
Apesar de me tentar alhear de tudo, na tentativa de recuperar alguma sanidade mental devida à tristeza, mágoa, dor... que insistem em me afligir a alma, a verdade é que o mundo não pára e a maldade teima em vingar e em mostrar orgulhosamente a destruição que provoca.
Aqui vão as notícias LUSA dos últimos dias.
Não precisamos ser muito inteligentes para as achar esperadas, apenas basta sermos humanos, ter alguma pureza de coração/alma, para perceber como, porquê e com que objectivos as obras de "arte" são arquitectadas (desculpem a divagação).

Laumalai

Timor ainda tem "atos de violência esporádicos", diz ONU
Díli, 15 Ago (Lusa) 07:46:24

A missão das Nações Unidas no Timor Leste (UNMIT) informou nesta quarta-feira que a situação no país continua "volátil e com atos de violência esporádicos", após tumultos em diversos pontos do país desde a semana passada. O sub-diretor do UNMIT, o general da brigada de Cingapura Eric Huck Gim, declarou em entrevista coletiva em Díli que o clima está tenso em Baucau e Viqueque, as principais cidades da região oriental do país, e que na capital as coisas tendem a acalmar.
"Em Díli, a situação está relativamente calma, embora subsistam incidentes esporádicos de pessoas atirando pedras em áreas como o bairro Pite, o porto, Santa Cruz e Comoro", disse o oficial. "Quero reiterar que a ONU apóia o direito a manifestações, mas estas devem ser realizadas de maneira pacífica e através dos canais legais adequados", afirmou Gim. Segundo o responsável das Nações Unidas, "alterar a vida normal do país, como incendiar escolas e edifícios públicos e privados, fazer deslocar pessoas dos seus locais de residência e comprometer a segurança de pessoas não é o caminho para levar o país para frente".
Os distúrbios no Timor Leste foram desencadeados no início da semana passada, quando o presidente José Ramos Horta designou como primeiro-ministro o ex-presidente e líder do Conselho Nacional para a Reconstrução do Timor Leste (CNRT) Xanana Gusmão e não o candidato da Frente Revolucionária para o Timor Leste Independente (Fretilin), partido que venceu das eleições legislativas de 30 de junho sem maioria absoluta. Gusmão dirige uma coalizão de quatro legendas que controla 37 dos 65 cadeiras do novo Parlamento de câmara única, enquanto a Fretilin, embora vencedora nas eleições, obteve apenas 21 deputados.


Ramos Horta nega acusações do maior partido do Timor Leste
Lisboa, 13 Ago (Lusa) 15:19:54


O presidente do Timor Leste, José Ramos Horta, desmentiu as afirmações da Frente Revolucionária do Timor Leste Independente (Fretilin), maior partido do país, de que teria ameaçado demitir os funcionários públicos que participassem de manifestações contra o governo.Em comunicado enviado à Agência Lusa, o gabinete do presidente negou as acusações da Fretilin e lamentou que o partido vencedor das eleições legislativas de 30 de junho tenha feito as alegações sem averiguar a veracidade.As denúncias foram divulgadas no domingo, com a assinatura do vice-presidente Arsénio Bano e do deputado José Teixeira. No texto, a Fretilin manifesta ainda a sua disponibilidade para colaborar numa "investigação conjunta sobre a violência" registrada nos últimos dias.
A onda de violência aumentou com a escolha de Xanana Gusmão por Ramos Horta para ser o líder do 4º Governo Constitucional. A Fretilin, apesar de ter vencido as legislativas, elegeu apenas 21 dos 65 lugares do Parlamento. Com o convite do presidente, uma coligação pós-eleitoral de quatro partidos que garantiu a maioria absoluta, com 37 assentos.
Depois de Díli, os confrontos estenderam-se no leste do país. O incidente mais grave aconteceu no sábado em Baguia, no orfanato dos Salesianos, em que uma menor teria sido violentada. A Polícia das Nações Unidas (Unpol), anunciou nesta segunda-feira que o suspeito do crime já foi detido.

ONU amplia apoio humanitário para áreas afetadas no Timor
Díli, 13 Ago (Lusa) 08:22:41


Cinco toneladas de comida e equipamento básico de cozinha foram entregues durante o fim-de-semana nas regiões do leste de Timor Leste, dentro de uma campanha de apoio humanitário das Nações Unidas às populações afetadas pela onda de violência que atingiu o país na última semana.
Os incidentes estão relacionados com a designação do ex-presidente e líder do oposicionista Congresso Nacional de Reconstrução do Timor Leste (CNRT), Xanana Gusmão, para primeiro-ministro e a exclusão da Frente Revolucionária do Timor Leste Independente (Fretilin), que venceu as últimas eleições legislativas sem maioria absoluta, do novo governo. O apoio humanitário da ONU foi entregue por helicóptero nas localidades de Viqueque e Uatu Carbau a responsáveis dos governos locais, que se encarregarão da distribuição à população.
Colunas com mais apoio humanitário seguiram nesta segunda-feira, por estrada e sob escolta policial, para os distritos do leste do país. Soldados da missão de paz também estão na região (veja foto).Estimativas das Nações Unidas indicam que mais de 150 casas foram destruídas na última semana, principalmente no leste do país, fazendo com que centenas de pessoas abandonassem suas casas.
"Muitos inocentes foram afetados por esta violência sem sentido", disse nesta segunda-feira o vice-responsável da missão da ONU no Timor Leste, Eric Tan.
Uma avaliação da situação humanitária está andamento para estudar medidas mais amplas, especialmente nos distritos do leste, onde as populações têm sido mais afetadas pela violência.

Veículos das Nações Unidas sofrem atentado no Timor Leste
Díli, 11 Ago (Lusa) 12:37:39


Três veículos da ONU foram atacados no Timor Leste quando viajavam entre as localidades de Baucau e Viqueque. O atentado foi promovido por um grupo de pessoas que queimou um dos carros e disparou contra as viaturas. Não houve vítimas.
O ataque ocorreu na sexta-feira na estrada entre as aldeias de Fatumaka e Gariuai. Neste sábado, o representante das Nações Unidas no país, Atul Khare, criticou o indicente e defendeu que os responsáveis sejam levados à Justiça. Nas viaturas viajavam quatro agentes policiais internacionais, dois efetivos da polícia nacional do Timor Leste (PNTL), um tradutor, dois funcionários nacionais e um agente de uma organização não-governamental.Ainda segundo o representante da ONU, a entidade e a comunidade internacional estão no Timor para apoiar a população e as ações "não serão travadas por uns poucos elementos criminais".
O porta-voz das Nações Unidas no Timor Leste, Alison Cooper, disse à Agência Lusa que a situação no país neste sábado está "mais calma", ainda que "volátil" com "incidentes esporádicos de violência, como apedrejamentos e bloqueios de estrada".
Cerca de 150 casas e alguns prédios públicos, religiosos e privados foram destruídos nos últimos dias em atos violentos, principalmente no leste do país.

Pelo menos 110 casas foram destruídas no Timor desde 5ª feira
Lisboa, 10 Ago (Lusa) 08:16:49


Pelo menos 110 casas foram destruídas nas últimas 24 horas nos distritos de Viqueque e Baucau, leste de Timor Leste, na seqüência dos incidentes violentos iniciados nesta semana em Díli, disse a porta-voz da Polícia das Nações Unidas (UNPol), Kedma Mascarenhas à Agência Lusa nesta sexta-feira.
Os incidentes em Timor Leste estão relacionados com o impasse que rodeou a designação do premiê, empossado na quarta-feira. A Frente Revolucionária do Timor Leste Independente (Fretilin), vencedora das legislativas de 30 de junho, mas sem maioria absoluta, rejeitou a escolha do ex-presidente e líder do oposicionista Congresso Nacional de Reconstrução do Timor Leste (CNRT), Xanana Gusmão.
A Fretilin classificou a nomeação de "golpe de Estado constitucional", mas o presidente José Ramos Horta justificou a escolha de Gusmão, indicado por uma coligação pós-eleitoral liderada pelo CNRT, a que se juntaram mais três partidos minoritários, pela maioria parlamentar obtida após a aliança.De acordo com Mascarenhas, ainda não foi determinado o número de pessoas que abandonaram suas casas e se refugiaram nas montanhas em razão dos incidentes. "A situação agora está calma em Baucau e Díli. No caso da capital não há registro de incidentes desde quinta-feira de manhã.
"Embora tenha sido confirmada oficialmente a destruição de 110 casas, a UNPol dispõe de informações que apontam para a destruição, parcial ou total, de 142 casas, além de outros incidentes, como bloqueios de estradas.Além das mais de 50 detenções feitas na quarta-feira em Baucau pela Polícia Nacional de Timor-Leste (PNTL) e UNPol, mais quatro pessoas foram presas nesta sexta-feira.
Em Díli, foram feitas 17 detenções, todas relacionadas com apedrejamentos de carros da Polícia Civil e das Nações Unidas e confrontos entre grupos de jovens rivais, em incidentes concentrados à noite.
Em relação às pessoas que abandonaram as suas casas, Mascarenhas disse à Agência Lusa que "por enquanto não há um número", mas afirmou que representantes das agências da ONU "viajam sábado de avião para Baucau, para fazerem uma avaliação da situação e contabilizarem o número real de refugiados".
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) apelou para a proteção das escolas, algumas das quais foram destruídas nesta mais recente onda de violência em Timor-Leste. Em comunicado enviado à Agência Lusa, a Unicef disse temer que a violência ponha em risco o início do ano escolar, oficialmente iniciado na segunda-feira.

In: http://www.agencialusa.com.br/

BLOG “TIMOR LOROSAE NAÇÃO” EM BLOGSPOT

DEVIDO A AVARIAS TÉCNICAS INSUPERÁVEIS, ATÉ AO MOMENTO, OPTÁMOS PELA APRESENTAÇÃO DO “TIMOR LOROSAE NAÇÃO” EM BLOGSPOT.
OS RESTANTES BLOGS DA “FÁBRICA DOS BLOGS”, ATÉ AGORA COM SERVIDOR NIREBLOG, TERÃO O SEU DESTINO REAVALIADO OPORTUNAMENTE.

PEDIMOS DESCULPA PELO OCORRIDO.

O NOVO ENDEREÇO É: http://timorlorosaenacao.blogspot.com/

POSTERIORMENTE, APÓS O ESCLARECIMENTO TÉCNICO DA SITUAÇÃO, DECIDIREMOS SE A MUDANÇA SERÁ PROVISÓRIA OU DEFINITIVA.

J. Silva Pinto
FÁBRICA DOS BLOGS

08/08/2007

Novo Governo de Timor

Aqui em Cabo Verde, tenho notícias da TV portuguesa e como de certa forma era de esperar, soube das notícias acerca da tomada de posse do novo governo de Timor. Meu coração encheu-se de tormento e as lágrimas afloraram-se aos meus olhos. Claro que tudo já era de esperar, mas só vendo mesmo... Não sei o que poderemos esperar a partir daqui, mas custa-me a crer que seja coisa boa, pois todos esses "srs" já deram provas anteriores do que são e do que não são capazes.
Rezo pelos meus queridos irmãos que têm vivido uma vida de luta e sofrimento e pra quem desejo tudo o que de melhor a vida pode dar. Rezo pelos políticos, mesmo os corruptos, para que tomem consciência de que já é tempo de parar com toda esta maldade, tortura, desgaste e exploração de todo o povo e de um País maravilhoso como Timor.
Um abraço muito grande e apertado, cheio de amor, carinho e esperança para todos os meus irmãos timorenses, em Timor e no resto do Mundo.
Como vêm, mesmo longe de casa não consegui resistir.
Beijos grandes mais uma vez
Laumalai

06/08/2007

Vou de férias para Boavista-Cabo Verde

Turtles in Cabo Verde - Boa Vista


Ilha de enormes areais, de dunas, de praias de areia branca, das famosas mornas.
Ilha onde apesar de não chover há vários anos, existe um oásis tropical, e muito importante, ilha onde as tartarugas Careta Careta vêm pôr os seus ovos, vindas da Florida e atravessando o Oceano Atlântico.
É aqui que vou passar as minhas férias.
Mesmo que não consiga ver as tartarugas pois não sei se estará na época da desova( o que se for o caso me deixa um pouco triste), mas com toda a certeza que vou ter a sensação de paz que só se consegue num sítio com tal beleza, de bom acolhimento e onde a sensação de liberdade e de integração/interação com a Natureza se sente a cada instante.

Bom trabalho pra quem não tem férias.
Boas férias para quem cá fica e para quem viaja para qualquer outro sítio.
O importante é que estejamos onde estivermos nos possamos sentir igualmente livres, em paz e felizes.

Até dia 16 e continuem com as vossas lutas e divulgações. Mesmo longe podem contar com todo o meu apoio pelas vossas causas justas.
Ah! E quem sabe não encontro por lá um posto com internet pra poder dar um alô.
Um Enorme Beijo pra todos.

Laumalai

Carta da Mãe Natureza









LINGUAGEM DURA? ACHAM?!
QUEM SABE NÃO NOS ABANA, NOS ALERTA, NOS FAZ TOMAR CONSCIÊNCIAS DAS NOSSAS RESPONSABILIDADES E RESPEITO DEVIDO AO NOSSO PLANETA, AO SEU AMBIENTE E TODOS OS QUE NELE HABITAM.
É TEMPO DE TODOS TOMARMOS UMA ATITUDE. E QUANDO AOS INTERESSADOS APENAS NO DINHEIRO, TAMBÉM É BOM QUE ESTES SE LEMBREM QUE O DINHEIRO NÃO SE COME E QUE NÃO OS SALVARÁ DEFINITIVAMENTE DAS DOENÇAS, CATÁSTROFES E DESTRUIÇÃO PROVOCADA PELA IRA NOSSA MÃE TERRA.

LAUMALAI

AMBIENTE - ONDE VOCÊ QUER VIVER?

Aliança da oposição espera convite a Xanana na segunda-feira

Timor-Leste - Díli, 05 Ago 15:38(Lusa)

- A Aliança para Maioria Parlamentar (AMP) espera que o Presidente da República formalize segunda-feira o convite a Xanana Gusmão para formar o novo governo de Timor-Leste, afirmou à agência Lusa um dos dirigentes da oposição.
"Pelo que sabemos, a decisão do Presidente da República está tomada no sentido de convidar Xanana Gusmão a constituir governo", afirmou um dos líderes da AMP, aliança dos quatro maiores partidos da oposição à Fretilin.
"Foi pedido anteontem [sexta-feira] ao presidente do CNRT (Congresso Nacional de Reconstrução de Timor-Leste) que apresentasse a José Ramos-Horta o elenco do próximo governo", adiantou o mesmo dirigente.
Se o chefe de Estado cumprir o calendário por ele próprio estabelecido, segunda-feira será o dia do anúncio oficial da indigitação do chefe do IV Governo Constitucional, cinco semanas após as eleições legislativas de 30 de Junho e um mês de negociações - infrutíferas - para a formação de um Executivo de "grande inclusão".
Três cimeiras de dirigentes partidários e titulares políticos não puseram de acordo a Fretilin, partido mais votado mas sem maioria absoluta, e a AMP, que oferece uma maioria parlamentar e conseguiu eleger o presidente da Assembleia Nacional, segunda figura na hierarquia do Estado.
O convite de José Ramos-Horta a Xanana Gusmão, a escolha da AMP para primeiro-ministro, foi feito quarta-feira mas deparou com a resistência da Fretilin, que fez recuar o chefe de Estado e pediu mais tempo, segundo contou à imprensa o secretário-geral do partido maioritário, Mari Alkatiri.
A Fretilin, ao mesmo tempo que propôs um governo liderado por um independente, retirou-se do plenário da Assembleia, bloqueando na prática o funcionamento do parlamento e impedindo, desse modo, a aprovação do programa de um qualquer governo que não passe por um convite ao partido mais votado.
Durante o impasse pós-eleitoral, o país tem sido gerido por Estanislau da Silva, chefe de um governo "que não parou de funcionar", como recordou a semana passada José Ramos-Horta ao insistir que não havia "pressa" nem "urgência" na formação do novo governo.
O III Governo Constitucional entrou em funções a 19 de Maio, véspera da tomada de posse de José Ramos-Horta como Presidente da República.
A concretizar-se o anúncio do convite a Xanana Gusmão, a tomada de posse dos principais ministros do IV Governo deverá acontecer na próxima terça-feira.
PRM
Lusa/fim

In: http://noticias.sapo.pt/lusa/

05/08/2007

ANEDOTA

PRIMEIRA:

Um estudo sobre Portugal encomendado a uma grande organizaçãointernacional chegou às seguintes conclusões:

Ø Portugal não tem dívida externa e sim dívida eterna.

Ø Fartos de verdades e realidades, os portugueses querem é mais promessas.

Ø As inundações não se produzem como nos outros países, porque não é aágua que sobe mas sim o país que se afunda.

Ø Os governos portugueses, embora ineficazes noutras áreas, combatemsempre empenhadamente o roubo: não admitem concorrência.

E finalmente:

Ø Descobriu-se porque é que os portugueses estão sempre ao lado do governo:- Se formos atrás, cagam em nós, se formos à frente somos enrabados.

SEGUNDA:

BRANCA DE NEVE , A BRUXA E PINÓQUIO ENCONTRAM-SE NA FLORESTA:
- SOU A MAIS LINDA DO MUNDO ! - DIZ BRANCA DE NEVE

- SOU A MAIS FEIA DO MUNDO ! - DIZ A BRUXA

- SOU O MAIOR MENTIROSO DO MUNDO ! - DIZ PINÓQUIO

E ENTÃO ENTRAM, UM DE CADA VEZ, NA GRANDE CAVERNA, PARA FALAR COM O SÁBIO DA FLORESTA, O POSSUIDOR DO ESPELHO MÁGICO DA VERDADE.

- BRANCA DE NEVE ENTRA E SAI MUITO FELIZ: - SOU MESMO A MAIS LINDA DO MUNDO!

- A BRUXA ENTRA TAMBEM E SAI TODA SORRIDENTE: - SOU MESMO A MAIS FEIA DO MUNDO!

- PINÓQUIO ENTRA POR ÚLTIMO, SAI ENFURECIDO E PERGUNTA :- BOLAS!!!! QUEM É O SÓCRATES ????

Omenagem à hortografia

Asenhora menistra da Educação açegurou ao presidente da República que, em futuras provas de aferissão do 4.º e do 6.º anos de iscolaridade, os critérios vão ser difrentes dos que estão em vigor atualmente. Ou seja os erros hortográficos já vão contar para a avaliassão que esses testes pretendem efetuar.
Vale a pena eisplicar o suçedido, depois de o responçável pelo gabinete de avaliassões do Menistério da Educação tercido tão mal comprendido e, em alguns cazos, injustissado. Quando se trata de dar opiniões sobre educassão, todos estamos com vontade de meter o bedelho.
Pelo menos.
Como se sabe, as chamadas provas de aferissão não são izames propriamente ditos limitão-se a aferir, a avaliar - sem o rigôr de uma prova onde a nota conta para paçar ou para xumbar ao final desses ciclos de aprendizagem. Servem para que o menistério da Educação recolha dados sobre a qualidade do encino e das iscólas, sobre o trabalho dos profeçores e sobre as competênssias e deficiênçias dos alunos.
Quando se soube que, na primeira parte da prova de Português, não eram levados em conta os erros hortográficos dados pelos alunos, logo houve algumas vozes excandalisadas que julgaram estar em curso mais uma das expriências de mudernização do encino, em que o Menistério tem cido tão prodigo. Não era o caso porque tudo isto vem desde 2001. Como foi eisplicado, havia patamares no primeiro deles, intereçava ver se os alunos comprendiam e interpetavam corretamente um teisto que lhes era fornessido.
Portantos, na correção dessa parte da prova, não eram tidos em conta os erros hortográficos, os sinais gráficos e quaisqueres outros erros de português excrito. Valorisando a competenssia interpetativa na primeira parte, entendiasse que uma ipotetica competenssia hortográfica seria depois avaliada, quando fosse pedido ao aluno que escrevê-se uma compozição. Aí sim, os erros hortográficos seriam, digamos, contabilisados - embora, como se sabe, os alunos não sejam penalisados: á horas pra tudo, quer o Menistério dizer; nos primeiros cinco minutos, trata-se de interpetar; nos quinze minutos finais, trata-se da hortografia.
Á, naturalmente, um prublema, que é o de comprender um teisto através de uma leitura com erros hortográficos. Nós julgáva-mos, na nossa inoçência, que escrever mal era pensar mal, interpetar mal, eisplicar mal. Abreviando e simplificando, a avaliassão entende que um aluno pode dar erros hortográficos desde que tenha perssebido o essencial do teisto que comenta (mesmo que o teisto fornessido não com tenha erros hortográficos).
Numa fase posterior, pedesse-lhe "Então, criançinha, agora escreve aí um teisto sem erros hortográficos." E, emendando a mão, como já pedesse-lhe para não dar erros, a criancinha não dá erros.
A questão é saber se as pessoas (os cidadões, os eleitores, os profeçores, "a comonidade educativa") querem que os alunos saião da iscóla a produzir abundãnssia de erros hortográficos, ou seja, se os erros hortográficos não téêm importânssia nenhuma - ou se tem.
Não entendo como os alunos podem amostrar "que comprenderam" um teisto, eisplicando-o sem interesar a cantidade de erros hortográficos. Em primeiro lugar porque um erro hortográfico é um erro hortográfico, e não deve de haver desculpas. Em segundo lugar, porque obrigar um profeçor a deixar passar em branco os erros hortográficos é uma injustiça e um pressedente grave, além de uma desautorizassão do trabalho que fizeram nas aulas. Depois, porque se o gabinete de avaliassão do Menistério quer saber como vão os alunos em matéria de competenssias, que trate de as avaliar com os instromentos que tem há mão sem desautorisar ou humilhar os profeçores.
Peçoalmente, comprendo a intensão. Sei que as provas de aferissão não contam para nota e hádem, mais tarde, ser modificadas. Paço a paço, a ortografia háde melhorar.

Francisco José Viegas, escritor
In: JN - 04.06.2007

1ª Vitória!!! Vacina Contra o Cancro

Muitas pessoas poderão vir a ser beneficiadas!!! Por favor, divulguem esta vitória da medicina genética brasileira!Há muitas pessoas a necessitar desta informação.

Já existe vacina anti-cancro (pele e rins).
Foi desenvolvida por cientistas médicos brasileiros uma vacina para estes dois tipos de cancro que se mostrou eficaz, tanto no estágio inicial como em fase mais avançada.
A vacina é fabricada em laboratório utilizando um pequeno pedaço do tumor do próprio paciente. Em 30 dias está pronta e é remetida para o médico oncologista do paciente.
Hospital Sírio Libanês - Grupo Genoma.Nome do médico que desenvolveu a vacina: José Alexandre BarbutoHospital Sírio Libanês - Grupo Genoma.
Telefone do Laboratório: 0800-7737327 (falar com Dra. Ana Carolina ou Dra. Karyn) Para mais detalhes:www.vacinacontraocancer.com.br

Isto sim é algo que deve ser dado a conhecer a todos.

04/08/2007

Governo timorense cria parque nacional de proteção natural

Díli, 31 Jul (Lusa)

O conselho de ministros timorense aprovou a criação do Parque Natural Nino Konis Santana, "o primeiro de uma rede nacional de proteção da natureza", informou nesta terça-feira uma nota do gabinete do primeiro-ministro.

O parque natural está localizado na região leste do país, ocupando uma área "com 68 mil hectares em terra e 55 mil hectares no mar".

"Timor Leste tem uma elevada prioridade, internacionalmente reconhecida, no âmbito da conservação da biodiversidade marinha e terrestre", disse o governo no comunicado sobre a decisão tomada durante uma reunião em 27 de julho.

O território timorense "integra a região de Wallacea, localizada no chamado Triângulo de Coral, muito rica pela variedade e pela singularidade da sua flora e fauna", afirmou o documento.

"A estratégia de desenvolvimento e consolidação da proteção da área do novo Parque Nacional visa a assegurar eqüidade na distribuição dos benefícios ambientais entre as comunidades locais, a proteção da biodiversidade própria da área, a conservação e a gestão dos aqüíferos e o reconhecimento da propriedade tradicional e da sua utilização pelas comunidades residentes na área do parque", informou ainda o comunicado.

Segundo a nota do governo, o Parque Nacional Nino Konis Santana "cumpre os requisitos de parque internacionalmente reconhecido pela União Mundial para a Natureza em que as interações culturais locais com a natureza são mantidas, conciliando a proteção ambiental com a extração sustentável de recursos e meios de vida pelas comunidades locais".

O novo parque abrange uma zona da ponta leste da ilha de Timor habitada continuamente há 40 mil anos.

É uma área "muito rica do ponto de vista do patrimônio arqueológico, além de incluir locais evocativos da passada presença colonial portuguesa, bem como do período da ocupação japonesa, durante a 2ª Guerra Mundial".

O nome do parque foi escolhido em homenagem ao falecido Konis Santana, herói nacional timorense e comandante das Falintil - Forças de Defesa do Timor Leste (F-FDTL), natural de Tutuala, uma vila do distrito de Lautém integrada na reserva natural.


Fico muito feliz por ver que em Timor, finalmente começam a haver preocupações com a Natureza e com meio ambiente.
Mas é bom não esquecer que os seres humanos também fazem parte da mesma Natureza e que estes também necessita de cuidados e de protecção.
Laumalai

02/08/2007

Procuradoria arquiva caso da licenciatura de Sócrates

Investigação levou a duas buscas e 27 investigações

A Procuradora Cândida Almeida decidiu arquivar o processo de investigação à alegada falsificação do diploma de engenharia do Primeiro-ministro, José Sócrates.

Ficou provado que não houve qualquer tipo de falsificação no diploma de José Sócrates.

A informação foi divulgada há minutos no site da procuradoria-geral da República: o processo de investigação à alegada falsificação do diploma de engenharia de José Socrates foi arquivado por não se terem verificado quaisquer indícios da prática do crime de falsificação de documento autêntico ou de uso de documento falsificado.
Na mesma nota, a procuradora Cândida Almeida, nomeada por Pinto Monteiro para investigar o caso, eclarece que foram feitas duas buscas e 27 interrogatórios.

17:02 quarta-feira, 01 AGO 07
Rui Gustavo e Carlos Lima
Estão admirados? Sério?! Rsssssss
Quando se tem mais buracos que uma rede de pesca, a solução é esconder (desculpem, arquivar), não vá os peixes começarem a cair pelos buracos da rede e este País transformar-se numa grande peixeirada. Ou será num enorme mar?!
Laumalai

Ciência - Cafeína e exercício podem ajudar a prevenir o cancro da pele

Uma ou duas chávenas de café e exercício regular podem ajudar a prevenir o cancro da pele, sugere uma equipa de investigadores da Universidade Rutgers (Estados Unidos), num estudo publicado esta semana pela revista "Proceedings of the National Academy of Sciences".
O estudo foi feito com uma espécie de ratinhos com pouco pêlo e, por isso, mais vulneráveis à radiação UVB. Os investigadores separaram os animais em três grupos: um dos grupos bebeu diariamente água com cafeína, outro fez exercício numa roda e o terceiro bebeu cafeína e fez exercício. Um quarto grupo foi exposto à mesma radiação e serviu posteriormente de controlo para aferir conclusões.

O objectivo do estudo era observar os danos nas células. Os investigadores verificaram o fenómeno da apoptose em todos os animais, uma destruição programada (auto-destruição) das células pré-cancerígenas que previne o desenvolvimento do cancro.
"Se a apoptose acontece numa célula danificada pelo Sol, o processo de desenvolvimento do cancro pára", explica Allan Conney, um dos investigadores. "As diferenças entre os grupos na formação de células apoptóticas — células que se desviam do caminho para o cancro da pele — eram muito acentuadas".
De acordo com o estudo, os ratinhos que beberam café tinham 95 por cento mais células apoptóticas do que os ratinhos do grupo de controlo; os que fizeram exercício tinham mais 120 por cento; e os que combinaram o consumo de cafeína com exercício mostravam um aumento de 400 por cento.
Os autores da investigação esperam agora perceber os mecanismos por trás destes resultados para avançar com o estudo dos efeitos protectores da cafeína quando associada ao exercício na prevenção do cancro da pele.

Investigadores da Rutgers' Ernest Mario School
01.08.2007 - 17h26
In: http://ultimahora.publico.clix.pt/

Oposição ficará com Presidência do Parlamento no Timor

Díli, 30 Jul (Lusa)

O líder do Partido Democrático (PD), Fernando (La Sama) de Araújo, derrotou nesta segunda-feira o candidato da situacionista Frente Revolucionária do Timor Leste Independente (Fretilin), Aniceto Guterres, na eleição para a Presidência do Parlamento de Timor Leste, no primeiro dia da nova legislatura.
O presidente do PD obteve 41 votos, num plenário de 65 deputados, enquanto o deputado da Fretilin ficou com 24 votos. O PD é um dos quatro partidos que integram a Aliança para Maioria Parlamentar (AMP) e que pretende formar um governo alternativo à Fretilin, que venceu as legislativas de 30 de junho sem maioria absoluta (29% dos votos válidos).
A eleição de La Sama para o segundo cargo na hierarquia do Estado foi saudada pela oposição como “uma indicação forte para o presidente da República sobre quem convidar para formar governo”, afirmaram à Agência Lusa vários dirigentes da AMP.
Já o secretário-geral e deputado da Fretilin, o ex-primeiro-ministro Mari Alkatiri, declarou à Agência Lusa que espera que o presidente José Ramos Horta “não veja nenhuma indicação” na eleição desta segunda-feira sobre quem deve ser convidado a formar governo.
“Não temos dúvidas de que a Fretilin, como partido mais votado, será a escolha do presidente da República”, disse o ex-primeiro-ministro.
O novo Parlamento timorense, que tem 33 deputados a menos que o anterior, foi eleito para uma legislatura de cinco anos.

In:
http://www.agencialusa.com.br/index.php?iden=9539

Presidente do Timor volta a adiar definição de novo Primeiro Ministro

Díli, 02 Ago 11:14:13 (Lusa)

O presidente do Timor Leste, José Ramos Horta, anunciou nesta quinta-feira que só decidirá sobre o novo governo na próxima semana. Essa foi a segunda vez que o líder timorense adiou a escolha nesta semana.
Em comunicado oficial veiculado pela televisão pública TVTL, o chefe de Estado disse que vai aguardar até segunda-feira para tomar uma decisão final sobre o 4º governo constitucional, que deverá ser anunciada apenas na terça-feira. O impasse principal se refere à indicação do novo primeiro-ministro.
A Frente do Timor Leste Independente (Fretilin), vencedora das eleições legislativas de 30 de junho sem maioria absoluta (29%), e a Aliança para Maioria Parlamentar (AMP), formada pelos quatro maiores partidos da oposição após o pleito, não conseguiram chegar ainda a um acordo para a formação de um governo de grande inclusão, como proposto pelo chefe de Estado timorense.
Nesta quinta-feira, o secretário-geral da Fretilin, o ex-premiê Mari Alkatiri, disse que seu partido boicotará o Parlamento timorense caso seja preterido na formação do novo governo.

In: http://www.agencialusa.com.br

Maior partido do Timor Leste ameaça boicotar Parlamento

Díli, 02 Ago 08:23:56 (Lusa)

A Frente Revolucionária do Timor Leste Independente (Fretilin) decidiu bloquear o funcionamento do Parlamento timorense, que denominou "lock-out", como "arma" para obrigar à formação de um governo escolhido por consenso com a oposição, anunciou o secretário-geral do partido, o ex-premiê Mari Alkatiri, nesta quinta-feira em Díli.

Em uma coletiva de imprensa em sua casa, Alkatiri disse que a decisão de travar as sessões do plenário foi tomada na quarta-feira à tarde, após o presidente José Ramos Horta ter anunciado à direção da Fretilin a intenção de convidar a Aliança para Maioria Parlamentar (AMP) para formar o novo governo.

"Até ontem [quarta-feira], ainda estávamos convencidos que o presidente ia convidar a Fretilin a formar governo e a sujeitar-se depois a todos os procedimentos e processos de aprovação do programa e orçamento pelo Parlamento", afirmou Mari Alkatiri.

"Isso não aconteceu" e Ramos Horta comunicou a Alkatiri e a Francisco Guterres "Lu Olo", presidente da Fretilin, que o convite à AMP "tinha justificação clara no resultado das votações para presidente e vice-presidentes do Parlamento".

Alkatiri explicou que a última proposta do seu partido é um governo independente, com dois vice-primeiro-ministros, um escolhido pela Fretilin e outro pelos partidos da oposição.

O ex-primeiro-ministro afirmou que "nada vai funcionar no país" se não houver acordo sobre esta questão, porque o "lock-out" do Parlamento timorense terá como conseqüência a falta de um orçamento de Estado e a paralisação a curto prazo das instituições públicas, incluindo a polícia e as Forças Armadas. Ele alertou para esta situação de "crise" e responsabilizou a oposição.

"Um governo da Fretilin não teria o programa aprovado no Parlamento. Agora, um governo da AMP não tem Parlamento para aprovar programa", disse Alkatiri sobre a posição de força do partido majoritário.

A situacionista Fretilin e a Aliança para Maioria Parlamentar, com os quatro maiores partidos da oposição, disputam o direito de ser chamados a formar governo após as eleições legislativas de 30 de junho. Após a Fretilin vencer a disputa sem maioria absoluta (29% dos votos válidos), o CNRT, o PD e a coligação PSD/ASDT, com apoio político do PUN, formaram a AMP.

"Se o problema é usar de uma arma para influenciar o parlamento, também temos uma arma a usar na Fretilin, que é deixar de comparecer às sessões plenárias", afirmou o secretário-geral da Fretilin.

"Todos sabem que a Comissão Permanente [do Parlamento Nacional] ainda não está constituída e as comissões especializadas também não", ressaltou Alkatiri.

"O regimento interno torna claro que as comissões devem ter representação proporcional das bancadas. Sem a nossa presença, as comissões não funcionam", disse o líder Fretilin.

Alkatiri reafirmou que o entendimento da Fretilin sobre o direito de formar governo é de que "o voto de que a Constituição fala é o voto popular nas eleições diretas e não o voto dos deputados".

O secretário-geral da Fretilin afirmou ainda que a AMP "não tem existência legal" e que "as duas únicas coligações que se apresentaram durante a eleição foram a Aliança Democrática KOTA/PPT e a ASDT/PSD".

"São apenas essas coligações que foram reconhecidas pelo Tribunal de Recurso e pela Comissão Nacional de Eleições".

"Agarra-se na ambiguidade da [expressão] 'aliança com maioria parlamentar' [no artigo 106º da Constituição] para manipular o voto popular e evitar que o partido mais votado seja convidado", afirmou Alkatiri.

"Na prática, convidou-se o segundo partido mais votado para formar o governo. Isto é inconstitucional", disse o ex-primeiro-ministro.

In:
http://www.agencialusa.com.br