02/08/2007

Oposição ficará com Presidência do Parlamento no Timor

Díli, 30 Jul (Lusa)

O líder do Partido Democrático (PD), Fernando (La Sama) de Araújo, derrotou nesta segunda-feira o candidato da situacionista Frente Revolucionária do Timor Leste Independente (Fretilin), Aniceto Guterres, na eleição para a Presidência do Parlamento de Timor Leste, no primeiro dia da nova legislatura.
O presidente do PD obteve 41 votos, num plenário de 65 deputados, enquanto o deputado da Fretilin ficou com 24 votos. O PD é um dos quatro partidos que integram a Aliança para Maioria Parlamentar (AMP) e que pretende formar um governo alternativo à Fretilin, que venceu as legislativas de 30 de junho sem maioria absoluta (29% dos votos válidos).
A eleição de La Sama para o segundo cargo na hierarquia do Estado foi saudada pela oposição como “uma indicação forte para o presidente da República sobre quem convidar para formar governo”, afirmaram à Agência Lusa vários dirigentes da AMP.
Já o secretário-geral e deputado da Fretilin, o ex-primeiro-ministro Mari Alkatiri, declarou à Agência Lusa que espera que o presidente José Ramos Horta “não veja nenhuma indicação” na eleição desta segunda-feira sobre quem deve ser convidado a formar governo.
“Não temos dúvidas de que a Fretilin, como partido mais votado, será a escolha do presidente da República”, disse o ex-primeiro-ministro.
O novo Parlamento timorense, que tem 33 deputados a menos que o anterior, foi eleito para uma legislatura de cinco anos.

In:
http://www.agencialusa.com.br/index.php?iden=9539

Sem comentários: