24/08/2007

Leite ajuda a perder peso

Beber leite depois de fazer exercício fisíco pode ser uma arma anti-gordura. Ingerido ao pequeno-almoço também contribui para manter um peso saudável.
O leite ajuda também a criar massa muscular.


Beber leite ajuda a queimar gorduras. A conclusão foi retirada de um estudo realizado na Universidade de McMaster, no Canadá, que envolveu 56 jovens, entre os 18 e os 30 anos.
Divididos em três grupos, todos os participantes entraram num rigoroso programa de levantamento de pesos, cinco vezes por semana, num total de doze semanas seguidas. A seguir ao exercício físico, os membros de cada grupo cumpriam um ritual diferente: uns bebiam dois copos de leite, outros ingeriam uma bebida de soja com a mesma quantidade de proteínas e energia e, por fim, o outro grupo bebia um concentrado de carboidratos.
Ao fim das doze semanas de programa, os investigadores chegaram à grande conclusão: com menos um quilo que no início do estudo, os membros do grupo que bebeu leite foram os que mais emagreceram e tiveram um maior aumento de massa muscular. Os que ingeriram carboidratos perderam cerca de 500 gramas, enquanto os que consumiram bebidas de soja nem sequer tiveram alteração de peso.
“Apesar de esperada, a perda de massa gorda foi maior do que estávamos à espera. As implicações práticas dos resultados são óbvias: se quer ganhar músculos e perder gordura em resultado do exercício, então beba leite”, explicam os responsáveis pela investigação.
Solução: leite ao pequeno-almoço
Já no ano passado um estudo de James O. Hill, investigador norte-americano especializado em obesidade, confirmou a importância do leite para emagrecer. “Tomar um pequeno-almoço com leite incluído pode ser uma solução poderosa para se ter um peso saudável”, revelava o estudo divulgado em Nova Iorque.
A pesquisa de Hill analisou os hábitos alimentares de cerca de três mil adultos do Registo Nacional de Controlo de Peso e concluiu que as pessoas que tomam pequeno-almoço, especialmente cereais e leite com baixo teor de gordura, geralmente são mais magras que as que eliminam as refeições pela manhã ou comem outras coisas.

Paula Cosme Pinto
Quinta-feira, 23 AGO 07 - 13:27


In:http://expresso.clix.pt

Sem comentários: