16/08/2007

Situação problemática em Timor

Estou de volta!

Enquanto estive em Cabo Verde, apenas uma semana, muito aconteceu lá no cantinho que tanto amo.
Apesar de me tentar alhear de tudo, na tentativa de recuperar alguma sanidade mental devida à tristeza, mágoa, dor... que insistem em me afligir a alma, a verdade é que o mundo não pára e a maldade teima em vingar e em mostrar orgulhosamente a destruição que provoca.
Aqui vão as notícias LUSA dos últimos dias.
Não precisamos ser muito inteligentes para as achar esperadas, apenas basta sermos humanos, ter alguma pureza de coração/alma, para perceber como, porquê e com que objectivos as obras de "arte" são arquitectadas (desculpem a divagação).

Laumalai

Timor ainda tem "atos de violência esporádicos", diz ONU
Díli, 15 Ago (Lusa) 07:46:24

A missão das Nações Unidas no Timor Leste (UNMIT) informou nesta quarta-feira que a situação no país continua "volátil e com atos de violência esporádicos", após tumultos em diversos pontos do país desde a semana passada. O sub-diretor do UNMIT, o general da brigada de Cingapura Eric Huck Gim, declarou em entrevista coletiva em Díli que o clima está tenso em Baucau e Viqueque, as principais cidades da região oriental do país, e que na capital as coisas tendem a acalmar.
"Em Díli, a situação está relativamente calma, embora subsistam incidentes esporádicos de pessoas atirando pedras em áreas como o bairro Pite, o porto, Santa Cruz e Comoro", disse o oficial. "Quero reiterar que a ONU apóia o direito a manifestações, mas estas devem ser realizadas de maneira pacífica e através dos canais legais adequados", afirmou Gim. Segundo o responsável das Nações Unidas, "alterar a vida normal do país, como incendiar escolas e edifícios públicos e privados, fazer deslocar pessoas dos seus locais de residência e comprometer a segurança de pessoas não é o caminho para levar o país para frente".
Os distúrbios no Timor Leste foram desencadeados no início da semana passada, quando o presidente José Ramos Horta designou como primeiro-ministro o ex-presidente e líder do Conselho Nacional para a Reconstrução do Timor Leste (CNRT) Xanana Gusmão e não o candidato da Frente Revolucionária para o Timor Leste Independente (Fretilin), partido que venceu das eleições legislativas de 30 de junho sem maioria absoluta. Gusmão dirige uma coalizão de quatro legendas que controla 37 dos 65 cadeiras do novo Parlamento de câmara única, enquanto a Fretilin, embora vencedora nas eleições, obteve apenas 21 deputados.


Ramos Horta nega acusações do maior partido do Timor Leste
Lisboa, 13 Ago (Lusa) 15:19:54


O presidente do Timor Leste, José Ramos Horta, desmentiu as afirmações da Frente Revolucionária do Timor Leste Independente (Fretilin), maior partido do país, de que teria ameaçado demitir os funcionários públicos que participassem de manifestações contra o governo.Em comunicado enviado à Agência Lusa, o gabinete do presidente negou as acusações da Fretilin e lamentou que o partido vencedor das eleições legislativas de 30 de junho tenha feito as alegações sem averiguar a veracidade.As denúncias foram divulgadas no domingo, com a assinatura do vice-presidente Arsénio Bano e do deputado José Teixeira. No texto, a Fretilin manifesta ainda a sua disponibilidade para colaborar numa "investigação conjunta sobre a violência" registrada nos últimos dias.
A onda de violência aumentou com a escolha de Xanana Gusmão por Ramos Horta para ser o líder do 4º Governo Constitucional. A Fretilin, apesar de ter vencido as legislativas, elegeu apenas 21 dos 65 lugares do Parlamento. Com o convite do presidente, uma coligação pós-eleitoral de quatro partidos que garantiu a maioria absoluta, com 37 assentos.
Depois de Díli, os confrontos estenderam-se no leste do país. O incidente mais grave aconteceu no sábado em Baguia, no orfanato dos Salesianos, em que uma menor teria sido violentada. A Polícia das Nações Unidas (Unpol), anunciou nesta segunda-feira que o suspeito do crime já foi detido.

ONU amplia apoio humanitário para áreas afetadas no Timor
Díli, 13 Ago (Lusa) 08:22:41


Cinco toneladas de comida e equipamento básico de cozinha foram entregues durante o fim-de-semana nas regiões do leste de Timor Leste, dentro de uma campanha de apoio humanitário das Nações Unidas às populações afetadas pela onda de violência que atingiu o país na última semana.
Os incidentes estão relacionados com a designação do ex-presidente e líder do oposicionista Congresso Nacional de Reconstrução do Timor Leste (CNRT), Xanana Gusmão, para primeiro-ministro e a exclusão da Frente Revolucionária do Timor Leste Independente (Fretilin), que venceu as últimas eleições legislativas sem maioria absoluta, do novo governo. O apoio humanitário da ONU foi entregue por helicóptero nas localidades de Viqueque e Uatu Carbau a responsáveis dos governos locais, que se encarregarão da distribuição à população.
Colunas com mais apoio humanitário seguiram nesta segunda-feira, por estrada e sob escolta policial, para os distritos do leste do país. Soldados da missão de paz também estão na região (veja foto).Estimativas das Nações Unidas indicam que mais de 150 casas foram destruídas na última semana, principalmente no leste do país, fazendo com que centenas de pessoas abandonassem suas casas.
"Muitos inocentes foram afetados por esta violência sem sentido", disse nesta segunda-feira o vice-responsável da missão da ONU no Timor Leste, Eric Tan.
Uma avaliação da situação humanitária está andamento para estudar medidas mais amplas, especialmente nos distritos do leste, onde as populações têm sido mais afetadas pela violência.

Veículos das Nações Unidas sofrem atentado no Timor Leste
Díli, 11 Ago (Lusa) 12:37:39


Três veículos da ONU foram atacados no Timor Leste quando viajavam entre as localidades de Baucau e Viqueque. O atentado foi promovido por um grupo de pessoas que queimou um dos carros e disparou contra as viaturas. Não houve vítimas.
O ataque ocorreu na sexta-feira na estrada entre as aldeias de Fatumaka e Gariuai. Neste sábado, o representante das Nações Unidas no país, Atul Khare, criticou o indicente e defendeu que os responsáveis sejam levados à Justiça. Nas viaturas viajavam quatro agentes policiais internacionais, dois efetivos da polícia nacional do Timor Leste (PNTL), um tradutor, dois funcionários nacionais e um agente de uma organização não-governamental.Ainda segundo o representante da ONU, a entidade e a comunidade internacional estão no Timor para apoiar a população e as ações "não serão travadas por uns poucos elementos criminais".
O porta-voz das Nações Unidas no Timor Leste, Alison Cooper, disse à Agência Lusa que a situação no país neste sábado está "mais calma", ainda que "volátil" com "incidentes esporádicos de violência, como apedrejamentos e bloqueios de estrada".
Cerca de 150 casas e alguns prédios públicos, religiosos e privados foram destruídos nos últimos dias em atos violentos, principalmente no leste do país.

Pelo menos 110 casas foram destruídas no Timor desde 5ª feira
Lisboa, 10 Ago (Lusa) 08:16:49


Pelo menos 110 casas foram destruídas nas últimas 24 horas nos distritos de Viqueque e Baucau, leste de Timor Leste, na seqüência dos incidentes violentos iniciados nesta semana em Díli, disse a porta-voz da Polícia das Nações Unidas (UNPol), Kedma Mascarenhas à Agência Lusa nesta sexta-feira.
Os incidentes em Timor Leste estão relacionados com o impasse que rodeou a designação do premiê, empossado na quarta-feira. A Frente Revolucionária do Timor Leste Independente (Fretilin), vencedora das legislativas de 30 de junho, mas sem maioria absoluta, rejeitou a escolha do ex-presidente e líder do oposicionista Congresso Nacional de Reconstrução do Timor Leste (CNRT), Xanana Gusmão.
A Fretilin classificou a nomeação de "golpe de Estado constitucional", mas o presidente José Ramos Horta justificou a escolha de Gusmão, indicado por uma coligação pós-eleitoral liderada pelo CNRT, a que se juntaram mais três partidos minoritários, pela maioria parlamentar obtida após a aliança.De acordo com Mascarenhas, ainda não foi determinado o número de pessoas que abandonaram suas casas e se refugiaram nas montanhas em razão dos incidentes. "A situação agora está calma em Baucau e Díli. No caso da capital não há registro de incidentes desde quinta-feira de manhã.
"Embora tenha sido confirmada oficialmente a destruição de 110 casas, a UNPol dispõe de informações que apontam para a destruição, parcial ou total, de 142 casas, além de outros incidentes, como bloqueios de estradas.Além das mais de 50 detenções feitas na quarta-feira em Baucau pela Polícia Nacional de Timor-Leste (PNTL) e UNPol, mais quatro pessoas foram presas nesta sexta-feira.
Em Díli, foram feitas 17 detenções, todas relacionadas com apedrejamentos de carros da Polícia Civil e das Nações Unidas e confrontos entre grupos de jovens rivais, em incidentes concentrados à noite.
Em relação às pessoas que abandonaram as suas casas, Mascarenhas disse à Agência Lusa que "por enquanto não há um número", mas afirmou que representantes das agências da ONU "viajam sábado de avião para Baucau, para fazerem uma avaliação da situação e contabilizarem o número real de refugiados".
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) apelou para a proteção das escolas, algumas das quais foram destruídas nesta mais recente onda de violência em Timor-Leste. Em comunicado enviado à Agência Lusa, a Unicef disse temer que a violência ponha em risco o início do ano escolar, oficialmente iniciado na segunda-feira.

In: http://www.agencialusa.com.br/

1 comentário:

cris disse...

Eu tumém chiguei há poucochinho. Tou tra vex em obras de santa engrácia. Mas sabes? Quero ber as fotossssssssssssssssssssssssssss! Dá apitadela, melher!


beijocas grandes