04/08/2007

Governo timorense cria parque nacional de proteção natural

Díli, 31 Jul (Lusa)

O conselho de ministros timorense aprovou a criação do Parque Natural Nino Konis Santana, "o primeiro de uma rede nacional de proteção da natureza", informou nesta terça-feira uma nota do gabinete do primeiro-ministro.

O parque natural está localizado na região leste do país, ocupando uma área "com 68 mil hectares em terra e 55 mil hectares no mar".

"Timor Leste tem uma elevada prioridade, internacionalmente reconhecida, no âmbito da conservação da biodiversidade marinha e terrestre", disse o governo no comunicado sobre a decisão tomada durante uma reunião em 27 de julho.

O território timorense "integra a região de Wallacea, localizada no chamado Triângulo de Coral, muito rica pela variedade e pela singularidade da sua flora e fauna", afirmou o documento.

"A estratégia de desenvolvimento e consolidação da proteção da área do novo Parque Nacional visa a assegurar eqüidade na distribuição dos benefícios ambientais entre as comunidades locais, a proteção da biodiversidade própria da área, a conservação e a gestão dos aqüíferos e o reconhecimento da propriedade tradicional e da sua utilização pelas comunidades residentes na área do parque", informou ainda o comunicado.

Segundo a nota do governo, o Parque Nacional Nino Konis Santana "cumpre os requisitos de parque internacionalmente reconhecido pela União Mundial para a Natureza em que as interações culturais locais com a natureza são mantidas, conciliando a proteção ambiental com a extração sustentável de recursos e meios de vida pelas comunidades locais".

O novo parque abrange uma zona da ponta leste da ilha de Timor habitada continuamente há 40 mil anos.

É uma área "muito rica do ponto de vista do patrimônio arqueológico, além de incluir locais evocativos da passada presença colonial portuguesa, bem como do período da ocupação japonesa, durante a 2ª Guerra Mundial".

O nome do parque foi escolhido em homenagem ao falecido Konis Santana, herói nacional timorense e comandante das Falintil - Forças de Defesa do Timor Leste (F-FDTL), natural de Tutuala, uma vila do distrito de Lautém integrada na reserva natural.


Fico muito feliz por ver que em Timor, finalmente começam a haver preocupações com a Natureza e com meio ambiente.
Mas é bom não esquecer que os seres humanos também fazem parte da mesma Natureza e que estes também necessita de cuidados e de protecção.
Laumalai

Sem comentários: