21/03/2007

O mito do Gigante ( comentário e interpretação)

Segundo especialistas no assunto, este mito, também conhecido por "O que originou a forma actual da lua", deve classificar-se nos de observação. A Lua, em algumas das suas fases lembra uma banana, havendo ainda uma certa semelhança na cor quando a banana se encontra madura. A altura a que a Lua está da Terra, a sua semelhança e grandeza, conjugada com a existência de um cemitério nativo contendo múltiplas sepulturas, talvez pudesse ter dado origem a este mito.
Por curiosidade, e acompanhados dos chefes nativos, uma equipa de especialistas, foram ao local, onde os informaram ainda existirem as sepulturas do gigante. Foi-lhes indicada numa extensa planície uma pequena elevação com cerca de 50 m de comprimento e 15 m de largo, que apresentava nos extremos dois montículos cónicos.
Foram feitas ligeiras escavações, mas nenhuns vestígios de ossadas foram encontrados; apenas a meio do recinto e a uma certa profundidade, foram achados pedaços de cerâmica grosseira, que foram oferecidos para estudo, à Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Claro que tudo isto aconteceu durante o período de colonialismo e bem antes do 25 de Abril português.
Não sei se o tal estudo foi ou não feito de verdade, ou se simplesmente não foi divulgado, ...mas infelizmente, até hoje, não tenho conhecimento do resultado .

Sem comentários: