15/10/2007

“Confio no Banco de Portugal para resolver esta situação no BCP”

Accionistas exigem saber em que condições foi dado crédito ao filho de Jardim Gonçalves, que resultou num prejuízo de 12 milhões.

Pedro Marques Pereira e Sílvia de Oliveira
Alguns dos principais accionistas do BCP não compreendem como foi possível aprovar um crédito acumulado de 12 milhões de euros a Filipe Jardim Gonçalves, filho do fundador do banco, e considerá-lo incobrável, aceitando assim a liquidação das empresas, em vez de se exigir a sua falência, um processo que prevê outro tipo de garantias aos credores e pode exigir a execução de bens pessoais dos gestores. Acham estranho que tenham sido concedidos montantes desta dimensão a negócios que, à partida, não exigiriam investimentos tão avultados, e ainda mais sem a prestação de garantias. Alguns, ontem contactados pelo Diário Económico, consideram ainda “ofensiva” a declaração de Jardim Gonçalves ao “Expresso” (que divulgou o caso), em que afirma não saber de nada: “As questões relacionadas com clientes não passaram nem passam por mim”. Em resumo, não acreditam que Filipe Pinhal, o actual CEO do banco, e Alípio Dias, outro administrador por quem o processo passou, não tivessem comunicado ao então presidente executivo do banco que se preparavam para dar como incobrável uma dívida de 12 milhões de euros ao seu próprio filho.
São estas questões que se preparam para colocar à gestão do banco nos próximos dias, antes de decidirem se avançam com processos judiciais. Esperam igualmente pelas reacções dos reguladores, o Banco de Portugal, que supervisiona o sector bancário, e a CMVM, que defende os accionistas.
“Estou incomodado com a situação e acredito que os orgãos competentes do BCP, bem como as autoridades de supervisão, em quem confio, como é o caso do Banco de Portugal, irão tomar as medidas necessárias para resolver a situação,” afirma João Pereira Coutinho. Também Joe Berardo reafirmou, em declarações ao Diário Económico, que considera esta situação “um escândalo”, admitindo seguir a via judicial.
Fontes de ambos os reguladores foram pouco claras sobre o que estes pensam fazer, referindo que apenas na segunda-feira irão abordar a questão com os seus gabinetes jurídicos. A actuação do Banco de Portugal, em princípio, deverá centrar-se na análise das condições em que os créditos foram concedidos e considerados extintos, por forma a verificar se houve ou não um tratamento de favor. Por sua vez, a CMVM diz não ter qualquer competência neste dossiê. A operação já foi reflectida nas contas do banco, tornadas públicas e os montantes em causa tão pouco configuram uma situação de dever de divulgação de informação privilegiada. São, por isso, os accionistas que podem exigir o apuramento de responsabilidades e, no limite, a devolução ao banco dos 12 milhões de euros.
A lei que proíbe a concessão de crédito a familiares directos dos administradores dos orgãos sociais diz no capítulo III, relativo a incompatibilidades, que “as instituições de crédito não podem conceder crédito, sob qualquer forma ou modalidade (...) aos membros dos seus órgãos de administração ou fiscalização, nem a sociedades ou outros entes colectivos por eles directa ou indirectamente dominados”. E explica: “Presume-se o carácter indirecto da concessão de crédito quando o beneficiário seja cônjuge, parente ou afim em 1.º grau de algum membro dos órgãos de administração ou fiscalização ou uma sociedade directa ou indirectamente dominada por alguma ou algumas daquelas pessoas”. Embora a lei tenha entrado em vigor apenas em 2002, a renovação de créditos, bem como a sua extinção, ocorreram posteriormente a essa data.
Este episódio vem a público numa semana em que a comissão do governo societário, o órgão encarregue por Jardim Gonçalves de liderar o processo de renovação dos estatutos do banco se prepara para iniciar uma ronda de conversas individuais com os principais accionistas do banco.

Um jovem empresário com pouco sucesso
Casado e com dois filhos, Filipe Vasconcelos Jardim Gonçalves, 37 anos, estreou-se no mundo dos negócios ainda estudante de gestão, um curso que acabou por não terminar. As sociedades que formou actuavam sobretudo nas áreas da restauração (dois restaurantes), turismo (uma agência de viagens) e distribuição de correio urgente (estafetas). Começou os seus negócios como muitos outros jovens empresários, mas os investimentos acabaram por correr mal. É um de cinco irmãos. Rodrigo é advogado no escritório que representou Filipe nas negociações com o banco. Jorge é administrador do banco Itaú em Portugal. Tem ainda duas irmãs, uma das quais casada com um irmão de Pedro Maria Teixeira Duarte, um dos principais accionistas do banco.

In: http://diarioeconomico.sapo.pt/

Eis mais um exemplo da máfia portuguesa!
E andam os portugueses a fazer sacrifícios! Só Deus sabe de quantas coisas essenciais têm que abdicar tantas vezes para conseguirem pagar as rendas das casas que "adquiriram" com empréstimos bancários.
Quando um português "vulgar" (tipo do zé povinho pobretão) tem um azar, como por exemplo, ficar no desemprego, fica com a cabeça a prémio sujeitando-se a perder tudo aquilo porque lutou (o que cada vez acontece mais) uma vida inteira e ainda fica com o nome "sujo" no Banco de Portugal.
Mas claro, esses senhores pertencem ao feudo e como tal não podem ser tratados como o zé povinho, por mais M**** que façam.
Afinal são eles que mandam em Portugal e no governo.
Afinal comem todos do mesmo tacho.
Afinal frequentam as mesmas festas, casas e clubes.
Afinal...
Como tal, há que proteger os amigos, especialmente aqueles que os ajudam a encher os bolsos.
O problema são os outros, igualmente mafiosos, mas que não são assim tão amigos, especialmente quando são os seus próprios bolsos a ser roubados(?).

E Viva Portugal!

Laumalai

Sem comentários: