14/02/2009

Al Gore pediu à comunidade científica um compromisso forte contra o aquecimento climático


Chicago, Illinois, 14 Fev (Lusa) -


O antigo vice-presidente norte-americano e prémio Nobel da Paz Al Gore lançou sexta-feira um apelo vibrante à comunidade científica para um compromisso "político" contra o aquecimento climático, um desafio do qual depende, segundo ele, o futuro da civilização humana.
"Quero apenas convencê-los, quando deixarem esta cidade, após a conferência, a envolverem-se na política (paralelamente às vossas responsabilidades) e a começarem a implicar-se neste debate (porque) nós precisamos de vocês", declarou Al Gore, durante uma intervenção no colóquio anual da American Association for the Advancement of Science (AAAS), que se reúne este fim de semana à Chicago, Illinois.
"Estou convencido do fundo meu coração que temos as capacidades de fazer desta geração uma daquelas que alterou o curso do ser humano e os desafios nunca foram tão elevados", acrescentou perante uma audiência muito numerosa, formada por um grande número de cientistas norte-americanos mas também estrangeiros, de todas as áreas.
"Temos os conhecimentos científicos, as tecnologias emergentes, uma nova liderança (na Casa Branca), membros do governo e conselheiros científicos bem como instâncias de decisão que vêm dos vossos movimentos (democratas)", prosseguiu o antigo Vice-Presidente de Bill Clinton.
"Juntaram-se ao serviço público devido a este desafio (do clima)", sublinhou Al Gore, convidando os cientistas na sala "a manter contacto com eles e a juntarem-se à luta".
Gore foi aplaudido calorosamente pela audiência após uma intervenção de cerca de uma hora.
No fim de Janeiro, Al Gore apelou ao Congresso norte-americano para tomar o mais rapidamente possível "decisões audaciosas" contra o aquecimento climático, para fazer dos Estados Unidos o líder da luta pelo ambiente.


LMP
Lusa/Fim

Sem comentários: