30/11/2007

Portugal e o Petróleo

Petróleo em Alenquer e Aljubarrota - Plataforma perfuradora chega em Dezembro

Há petróleo e gás natural em Alenquer e Alcobaça prontos a ser explorados. A convicção parte da empresa canadiana DualEx Energy Internacional que no próximo mês tem prevista a chegada a Portugal de uma plataforma perfuradora para escavar dois poços.

Testes na bacia de Santos - Galp descobre petróleo no Brasil

O consórcio formado pela Galp Energia, Petrobras e British Gas descobriu “um significativo volume de petróleo leve”, no âmbito de uma operação de testes no poço BM-S-11, situado em águas ultraprofundas na Bacia de Santos, no Brasil.

Galp - Petróleo dá para 15 anos

O presidente da GalpEnergia, Ferreira de Oliveira, disse ontem no Chile que a descoberta do novo poço de petróleo no Brasil vai permitir uma produção de 600 milhões de barris por dia, o que permitirá abastecer o mercado português durante 15 anos.

Impostos: Estado ficou sem 84,4 milhões por155 milhões de litros de gasolina/gasóleo abastecidos em Espanha

As diferenças de impostos e, por conseguinte, de preços, está a fazer com que Portugal perca anualmente milhões de euros e de vendas de combustíveis a favor da Espanha. Neste ano a estimativa da Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (APETRO) aponta para uma perda de 155 milhões de litros de gasolina e gasóleo, no valor de 163 milhões de euros. Um prejuízo que tem reflexos na receita fiscal.

In:http://www.correiomanha.pt

Há alguns anos que os portugueses se vêm a deparar com o problema do constante aumento dos combustíveis e consequentemente com o aumento de preços de variadíssimos bens de primeira necessidade, vendo as suas vidas tornarem-se mais difíceis a cada dia que passa.
Todos sabemos que a inflação sobe de dia para dia. Basta ir a um supermercado duas semanas seguidas para sentir o aumento dos preços.
Não adianta por isso, virem os nossos governantes com números para isto ou para aquilo, que na maioria das vezes só servem para ludibriar a opinião pública, pois todos nós sentimos na "pele" o mesmo problema, que aliado a outros fazem deste país que podería ser um paraíso, um dos mais difíceis de se viver na União Europeia. Só não se queixam os que se enchem todos os dias à custa dos que trabalham.
Hoje quando ía a conduzir para o trabalho por volta das 8h ouvi na rádio a notícia acerca das perdas do estado sobre os impostos dos combustíveis devidas "à fuga" dos portugueses que vão abastecer em Espanha.
Perante tal enormidade de valor não consegui deixar de esboçar um sorriso e pensar: E isto acontece só com as pessoas que estão próximo da fronteira, imagina se fossem todos. Filhos da mãe! Para perderem um lucro desses em impostos só com aqueles que vão a Espanha quanto não ganharão com os que abastecem cá. E ainda se queixam. Cambada de ladrões! Se ao menos sentissemos alguns benefícios na saúde, educação e noutros serviços, mas nada disso acontece. Para onde irá esse dinheiro?! Concerteza para as estradas, e para os bolsos de muitos... Farta-se uma pessoa de trabalhar uma vida inteira, fazer sacrifícios, nunca é valorizado por nada, é constantemente roubado e ainda vêm estes gajos todos reclamar que o povo lhes está a tirar dos bolsos por ir abastecer ao país vizinho.
Enfim... muito mais pensei mas é melhor nem dizer.
Entretanto lembrei-me das boas notícias sobre as descobertas de petróleo da GALP, das futuras possibilidades de exploração em Portugal e voltei a pensar para com os meus botões: Bem se temos cá petróleo e se a GALP descobriu uma jazida no Brasil que nos vai abastecer, então os combustíveis com certeza vão baixar de preço e certamente o país vai enriquecer um pouco. Então isso deverá querer dizer que vai haver mais dinheiro para fazer hospitais, centros de saúde, escolas com salas de aula onde não se congele ou derreta, com bons equipamentos de ensino, condições de trabalho para professores e alunos, ginásios... Certamente a vida das pessoas irá melhorar.
Será?! Hummmmmmmm

Talvez se não vierem os mesmos ladrões de sempre meter o dinheiro aos bolsos e enriquecer mais a cada dia, consigamos sair deste buraco, mas isso é quase impossível porque eles estão lá instalados. Infelizmente por mais que tente, não consigo vislumbrar alternativas muito melhores. Que tristeza!
Bem, a esperança é a última a morrer.
Estaremos cá para ver. Espero!

Um abraço
Laumalai

Sem comentários: