30/11/2007

Água mais cara

Atenção! O Governo prepara-se para deixar que a Águas de Portugal aumente o preço da água de consumo em oito por cento Não há engano, é mesmo oito por cento, ou seja mais do triplo da inflação que o próprio Executivo definiu como previsível para 2008.

Como monopolista da captação e fornecimento às empresas e serviços municipais, a AdP dá-se ao luxo de querer recuperar repentinamente de gestões anteriores deficientes, repercutindo nos consumidores investimentos e necessidades que anteriormente terão sido descurados.
Por outro lado, quando os cidadãos virem a sua factura de água aumentada, vão naturalmente protestar com a Câmara do seu município, a entidade que directa ou indirectamente é a sua cobradora, e poucos saberão ou lembrarão que a responsabilidade mora, de facto, noutra instância da organização do Estado. Isto enquanto os autarcas, a oposição ou as organizações de consumidores estão estranhamente silenciosos. Se tudo ficar como previsto, resta-nos poupar. Banho mais rápido, cuidado nas torneiras e autoclismos, menos rega para jardins e plantas e muita, muita paciência já que poder de compra e qualidade de vida, esses, cada vez são menores.

Rogério Gomes, Colunista
In: http://www.correiomanha.pt/

Sem comentários: