O Parque Nacional Nino Konis Santana, primeiro Parque Nacional em Timor Leste foi declarado a 3 de Agosto de 2007 pelo Departamento de Áreas Protegidas e Parques Nacionais de Timor Leste e inclui uma área de 1,236 km2 de terra.
O parque contém três importantes áreas de habitat e conservação de população de aves (IBA - Important Bird Area, com base no programa desenvolvido pela BirdLife International):
Lore, Monte Paitchau, Lago Iralalara e Ilha de Jaco. Inclui também 556 km2 do Triângulo de Coral, uma área sub-aquática que contém enorme diversidade de corais e peixes de coral.
Algumas das aves protegidas pelo parque são a Yellow-crested Cockatoo (Cacatua sulphurea), os endémicos Timor Green-pigeon (Treron psittaceus),Timor Imperial-pigeon (Ducula cineracea) e o vulnerável Timor Sparrow (Padda fuscata).
O Parque Nacional foi baptizado em honra de Nino Konis Santana, comandante fundador das FALINTIL, as forças armadas do movimento de independência que nasceu em Tutuala, localidade vizinha do Parque Nacional.
O parque esteve ameaçado pela proposta de um projecto hidro-eléctrico, o qual iría dividir o novo parque ao meio e destruir a floresta local.
In: http://en.wikipedia.org/wiki/Nino_Konis_Santana_National_Park
Sem comentários:
Enviar um comentário