05/10/2010

Phil Collins - You'll be in my heart

Dedico esta música ao Narciso José Manuel, que estará sempre no meu coração.

Apesar da grande distância que nos separa, estarei sempre contigo.

Just look over your shoulder,

turn around

and look over your shoulder,

because i´ll be there, always.

Laumalai

Phil Collins-Everything that I am

11/07/2010

1 GOAL kids dreams

1GOAL: 2 girls born on the same day

Parabéns ao vencedor do campeonato, mas para mim podia ser qualquer um. Acima de todo o futebol, a campanha 1 goal está de parabéns. Fico contente por este Mundial ter servido para chamar a atenção para um problema tão sério, como é o direito à educação para todas as crianças do mundo. Espero que o resultado tenha sido o desejado e que os senhores grandes deste mundo não se esqueçam das suas obrigações.
Felicidades para todos

Laumalai

09/07/2010

Biodiversity in Timor-Leste (Short version)




Timor Leste é um país rico mas cuja população vive em condições, no mínimo inadequadas. O que foi feito após a independência para que as condições de vida melhorassem, é muito insuficiente. Dizer que o dinheiro de Timor é para as futuras gerações é o mesmo que crucíficar essas mesmas gerações.
Qualquer país, para se desenvolver adequadamente tem que apostar na educação, na saúde e nas infraestruturas que permitem melhores condições de vida à sua população. Sem estes pilares de base, não existirão futuras gerações saudáveis e capazes de usufuir de qualquer dinheiro, com excepção daqueles que agora já têm dinheiro ou influência suficiente para pagar, ou conseguir as condições dignas de que qualquer ser humano necessita. Será a esta futura geração de elite que se referem?!
Resolvi postar este vídeo, porque sei que tem chovido muito em Díli, sei o lixo que costuma haver nas ribeiras e como estas correm para o mar, levando para este tudo o que é poluente.
Sei também os problemas que existem com a recolha de lixos, que muitas vezes acabam queimados pela população, libertando imensos gases tóxicos.
É urgente resolver, de uma vez por todas, o problema das infraestruturas da cidade e educar a população para a reciclagem de lixos, pois só assim se evitam vários problemas de saúde pública.
É urgente dar melhores condições de vida à população actual, para que as futuras gerações sejam saudáveis e com capacidade para usar adequadamente os recursos de Timor, fazendo dele o grande país que todos nós desejamos que seja.

Um abraço enorme e muitas saudades para Timor


Laumalai



27/06/2010

Mariza - Chuva - Fado

Para quem não vou esquecer, com amor.

Laumalai

23/05/2010

Poema para minha mãe II


















Mãe querida, mãe amada,

à nossa ilha voltei,

de tanto que me contaste,

é exactamente como pensei.



Os problemas por lá continuam,

a pobreza, alguma dor e tristeza,

mas agora o Sol brilha mais forte

no explendor da sua beleza.



Senti-me a voltar para casa,

e a emoção foi enorme,

como se passados tantos anos,

estivesse finalmente,

a saciar a minha fome.



Tal como tu, minha mãe,

lá nasceu o meu rebento.

É menino, o teu neto!

É um anjo dado por Deus,

para me dar forças e alento.



De lá tive que partir

Voltar para casa, dizem!

Ao meu coração voltou a tristeza,

e novamente a incerteza.



Já não suporto o clima, o trabalho, a política...

E quanto mais coisas já não suporto...

As saudades apertam-me o coração!

Só penso em voltar para a minha Nação.



Não sei quando será possível,

concretizar o meu sonho,

mas sei onde pertenço e quem sou.

Sei onde quero estar,

e sei para onde vou!






Laumalai

20-05-2010
Poema para minha mãe


Dedicado a minha mãe que partiu juntamente com o passado triste, deixando a esperança de um futuro de paz, amor e liberdade para a sua ilha amada – Timor.


Eras jovem e bela
Quando verdadeiramente te apaixonaste.
Lutaste por esse amor,
Com ele ficaste,
Com ele viveste, te torturaste
E com ele viajaste.

Lá longe,
Na ilha que tanto amaste,
Do teu amor nasceu um fruto.
Menina, a tua menina,
A quem te dedicaste,
Criaste, educaste…

A vida dá voltas, dizem…
E da terra amada partiste,
Levando a tua menina
De pele branca e alma nativa…
Desde sempre o sentiste…
E por isso lhe transmitiste
O amor, conhecimento e informação
Acerca da tua ilha amada.

Tal amor cresceu.
Menina fez-se mulher.
Pela ilha amada gritou, lutou,
Chorou e amou.
Mas é por ti, mãe querida,
Que ainda lá não voltou.

Notícias chegam de longe,
Menos de alguém por nós querido, desaparecido.
O sofrimento é grande,
A paz, possível e acertada.
Na tua felicidade contagiante
Dizes que amas a tua menina amada,
Pedes para gravar da TV,
Tal festa tão ansiada.

Mas…Quis Deus que após o sofrimento,
Te sentisses livre e em paz.
Que pudesses ver de “camarim”
A cerimónia da liberdade.

Enquanto a festa é preparada,
“Voaste” pra junto de Deus
Em Seus braços te aninhaste,
Rezaste e viste…
A cerimónia da Independência e…
O tais que te cobriu,
A tristeza, dor e lágrimas
Pela tua partida inesperada.

Mãe querida,

Mulher amada, por tantos querida,
Quis Deus que fosses livre
Juntamente com a tua ilha Amada.



19-05-2007
Laumalai

PARABÉNS Timor Leste!

Embora com atraso aqui vão os votos de Parabéns e Prosperidade para o meu querido país, que está sempre no meu coração.

Laumalai

Dili - East Timor Independence Day, Dili Traditional Dance

Timor Leste - A Photo Journal

Xanana está a acordar?!!!!!! Pois que fique bem acordado para defender Timor e os seus interesses.

Xanana lembra à Austrália acordo brindado com Alatas durante a ocupação

O primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, lembrou hoje que a discussão sobre o gás do campo petrolífero Greater Sunrise só existe porque a Austrália brindou com a Indonésia a partilha das riquezas timorenses.


Xanana Gusmão, que hoje esteve em Vemasse, Baucau, a apresentar o "seu" Plano Estratégico de Desenvolvimento, disse que não aceita por isso a solução da Woodside para o campo de Sunrise, mas também porque não está disposto a continuar a ver os recursos das águas que, pela aplicação das 200 milhas marítimas à sua Zona Económica Exclusiva, seriam timorenses, a beneficiar sobretudo a Austrália.

"Foi para lá que foram as estruturas em terra do outro bloco, agora as que são para o Greater Sunrice têm de vir para Timor-Leste, até porque se encontra mais perto da costa timorense", defendeu.

Perante as diligências australianas, fez uma lembrança: o Greater Sunrise só tem discussão porque o Governo australiano assinou com a Indonésia, que ocupava então Timor-Leste, em 1989, a partilha das riquezas timorenses, brindando com Ali Alatas.

Recebido em Vemasse com “pompa e circunstância” à maneira tradicional, Xanana Gusmão ouviu do chefe de Suco (presidente de Junta) as carências e realizações locais, antes de começar a desfolhar o “seu” Plano.

Apesar de rouco, manteve-se durante várias horas a falar sobre o passado, o presente, e o futuro que tem planeado.

Lembrou a resistência dos timorenses para chegarem à independência de hoje e fez a comparação entre os países frágeis como Timor-Leste e países emergentes como o Japão e Singapura, ou a zona económica especial chinesa de Hong-Kong.

“O segredo para o conseguirem foi a aposta nas infra-estruturas”, disse.

Expôs detalhadamente os planos do governo que passam, principalmente, pelo petróleo e gás natural do Mar de Timor.

A construção de uma refinaria em Betamo, de uma plataforma logística no Suai, de uma fábrica para processar o gás natural em Basso.

Exibiu projecções e maquetes num “power-point” e explicou para que servirá cada uma das instalações previstas.

Anunciou grandes projectos de obras públicas, como a construção de um novo aeroporto e de um porto em Tibar, com três ponte-cais e uma zona industrial associada, sendo o actual porto transformado numa marina de recreio, além da construção de um porto pesqueiro em Laga ou Manatuto.

Não esqueceu a base rural da economia, apontando para a transformação da agricultura de subsistência numa agricultura de produção comercial, para abastecer as necessidades futuras.

Disse ainda contar com o desenvolvimento da indústria extrativa, nomeadamente de cobre, ouro, magnésio e mármores, para mudar a face do país, mas não escondeu que o “seu” Plano Estratégico de Desenvolvimento tem como principal motor a exploração do gás e petróleo do Mar de Timor.


Xanana nega pretensão da Woodside e recusa-se a receber ministros australianos

O primeiro-ministro de Timor-Leste já comunicou à empresa Woodside que não aceita uma plataforma flutuante no campo petrolífero Greater Sunrise e recusa-se a receber dois ministros australianos que pretendem um encontro com ele para discutir o assunto.


Fonte do gabinete de Xanana Gusmão disse à Lusa que foi dada uma resposta na terça-feira à Woodside, mantendo a posição conhecida do Governo timorense, que pretende que seja construído um pipeline para o seu território em vez de uma plataforma flutuante como pretende a empresa australiana.

Segundo a mesma fonte, Xanana Gusmão recusa-se também a receber os ministros australianos dos Negócios Estrangeiros e o da Energia e Recursos, que pretendiam encontrar-se com ele no dia 14, em Aileu, a sul de Díli, para discutir o assunto.

O governo australiano considera que a localização do processamento do gás de Sunrise é "uma decisão comercial" e advertiu o Governo timorense de que espera que cumpra as suas obrigações na exploração conjunta daquele campo.

O ministro da Energia e Recursos da Austrália, Martin Ferguson, em declarações citadas pelo jornal The Australian, havia advertido o governo timorense de que deverá cumprir os acordos petrolíferos existentes, considerando que o local de processamento do gás natural é uma decisão comercial do consórcio para a exploração do campo de Greater Sunrise.

"O governo australiano está comprometido com o Tratado do Mar de Timor, o Acordo Internacional de Utilização Conjunta, e o Tratado sobre Ajustes Marítimos no Mar de Timor. Como sempre dissemos, vamos realizar as nossas obrigações e esperamos que o Governo de Timor-Leste cumpra as suas obrigações", declarou o ministro.

A Woodside anunciou a escolha da construção de uma plataforma flutuante para processar o gás natural extraído do campo Greater Sunrise, no Mar de Timor, em detrimento de o fazer em Timor-Leste, encaminhando-o por um pipeline.

O Governo de Timor-Leste reagiu oficialmente ao anúncio, em comunicado, afirmando que não dá o seu aval a essa solução, "agora e no futuro", e lembrou que o processo terá de ser aprovado pelos governos de Timor e da Austrália, de acordo com o Tratado Petrolífero que rege o campo em causa.

O Greater Sunrise está pronto a ser explorado e possui reservas estimadas em 300 milhões de barris de condensado e 177 milhões de toneladas de gás de petróleo liquefeito, correspondentes a 2,05 mil milhões de barris de petróleo.

in: Notícias Lusófonas - Timor Lorosae

22/05/2010

A PILHAGEM CONTINUA..........

Hélio do Mar de Timor vendido «sem conhecimento» do Governo


O secretário de Estado dos Recursos Naturais, Alfredo Pires, disse hoje que a venda de hélio pela ConocoPhillips ao produtor de gás alemão Linde Group sem o conhecimento do Governo, como noticia hoje o Financial Times, “é uma questão delicada”.


Alfredo Pires recusou-se a tecer comentários sobre um contrato de longo prazo celebrado em Março entre o Linde Group e a ConocoPhillips, para a venda de hélio resultante do processo de liquefação do gás natural extraído no Mar de Timor, do campo Bayu Undan, que está na zona de exploração conjunta com a Austrália.

“Neste momento não quero prestar quaisquer declarações sobre isso, porque é uma matéria sensível que tem de ser tratada pelos dois países e temos de estudar os contratos que foram realizados ao abrigo do acordo entre Timor-Leste e a Austrália”, disse à Lusa.

O jornal inglês Financial Times avança com a notícia de que uma nova frente de batalha entre a Austrália e Timor-Leste por causa do Mar de Timor está criada devido ao hélio, adiantando que Timor-Leste está a ponderar mover uma ação judicial por causa da instalação de uma unidade de produção de hélio na Austrália.

Segundo o Financial Times, o Governo timorense foi apanhado de surpresa, ao ter conhecimento do contrato do hélio, que deverá ser processado pelo Linde Group a partir de Darwin e que deverá ter uma produção anual de 150 milhões de pés cúbicos, usando como matéria prima um “subproduto” do campo petrolífero de Bayu Undan, operado pela ConocoPhillips.

O jornal britânico, que cita como fontes advogados do Governo timorense, refere que o Executivo de Timor-Leste não foi consultado sobre o aproveitamento do hélio proveniente do campo e que a economia da Austrália vai beneficiar mais uma vez da criação de emprego e do crescimento do setor privado à custa de recursos partilhados com Timor-Leste, sem que os timorenses obtenham benefícios equivalentes.

“Os tratados bilaterais com a Austrália não permitem a exploração unilateral do leito do mar”, disse ao Financial Times a mesma fonte, admitindo que o estatuto jurídico dos resíduos do processamento de gás natural, nomeadamente o hélio, poderá abrir uma disputa legal, tanto mais que o valor do hélio, usado na indústria farmacêutica, na defesa e na electrónica, está em ascensão.

Timor-Leste mantém também um diferendo com a empresa australiana Woodside, que lidera o consórcio para a exploração de gás no campo de Greater Sunrise, devido à decisão da companhia em construir um plataforma flutuante, em detrimento de um gasoduto em Timor-Leste, como pretendiam as autoridades timorenses.


in: Notícias Lusófonas - Timor Lorosae